Inscreva-se para receber nossa newsletter

Entenda quais são e como funcionam as cinco emoções básicas
Nós, seres humanos, possuímos cinco emoções básicas: medo, raiva, tristeza, alegria e amor. Mas, afinal, como elas funcionam?


A palavra emoção vem do latim emovere: o “e” significa energia, enquanto “movere” significa movimento.

Ou seja, toda emoção existe para movimentar a vida e mudar o que está em desequilíbrio.

Mas, a principal função das emoções é gerar respostas e comportamentos que garantam a nossa sobrevivência enquanto seres humanos.

Quer entender melhor isso? Continue lendo nosso artigo!


Quais são as cinco emoções básicas?

  • Medo: mecanismo de proteção contra perigos reais ou criados pelo inconsciente; emoção extremamente importante para a sobrevivência humana; gera criatividade e leva à ação;

  • Raiva: impulsiona o indivíduo a agir; estimula a mudança do comportamento, pensamento ou situação; ajuda a estabelecer limites;

  • Tristeza: sinaliza quando algo já não faz mais sentido na vida; auxilia no processo de perdas e decepções; permite a descoberta de novas fontes de felicidade;

  • Alegria: aumento de energia e motivação, contribuindo nas tomadas de decisões;

  • Amor: engloba todas as emoções; produz transformações profundas e sensação de plenitude.



Veja mais: “Entenda a bioquímica das emoções e evite doenças psicossomáticas”


Afinal, como as emoções básicas são geradas?

As emoções são um conjunto de respostas químicas baseadas nas memórias emocionais que surgem a partir de caminhos neurais gerados desde a vida intrauterina.

Isso mesmo, logo na barriga da mãe o neném sente as emoções e sentimentos dos pais — principalmente da mãe. Com isso, de forma inconsciente, ele já começa a dar significados para aquelas emoções.

A partir do nascimento, a pessoa desenvolve suas próprias formas de interagir com as emoções, de acordo com suas experiências de vida.

É por isso que cada ser humano responde de uma forma diferente. Enquanto a raiva pode provocar ressentimento em uma pessoa, outro indivíduo pode responder por meio da ira e agressividade.


Rodrigo Fonseca, presidente da Sbie, explica a diferença entre Emoção e Sentimento!


Quais são os tipos de estado emocional?

Uma única emoção básica pode gerar diversos tipos de reação, que podem ser positivas ou negativas.

O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções, motivação, aprendizado e memória.

A cada experiência o cérebro recebe um estímulo, liberando hormônios que seguem um caminho neural, criados desde a vida intrauterina.

Isso gera um estado emocional que são classificados em dois tipos:

  • Estado emocional positivo: emoções e sentimentos positivos (como alegria, gratidão e amor) trazem respostas que impulsionam e motivam o indivíduo, gerando uma grande quantidade de dopamina, serotonina e endorfina;

  • Estado emocional negativo: emoções e sentimentos negativos (como medo, raiva, tristeza e culpa) trazem respostas que paralisam e instigam a fuga ou o ataque, resultando na produção de adrenalina.


Quanto mais frequente for a realização de um estímulo, mais habituado o organismo se tornará a determinadas substâncias, deixando o corpo “viciado” na forma como reage a cada emoção.



Veja mais: “Gestão emocional: controle suas emoções e se destaque no ambiente de trabalho”


Por que a Inteligência Emocional é importante?

Todas as pessoas têm a possibilidade de melhorar e desenvolver suas emoções básicas, conhecendo, percebendo e administrando melhor os estímulos que chegam em seu cérebro.

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos, formas de pensar e ressignificação de crenças limitantes.

Se você quer desenvolver a sua capacidade de lidar com as emoções e sentimentos, conheça o treinamento LOTUS Inteligência Emocional!

São três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) ocasionou vários impactos no mundo. Descobra como manter o equilíbrio emocional nesse momento!

Leia Mais ►

Nós, da Sbie, assumimos nosso papel e estamos tomando medidas internas e externas para evitar o aumento do Covid-19. Confira!

Leia Mais ►

Precisamos entender o que é e como identificar um relacionamento abusivo para não aceitarmos mais esse comportamento prejudicial. Entrevista Exclusiva!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter