Gestão emocional: controle suas emoções e se destaque no ambiente de trabalho

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© Depositphotos.com / konstantynov Saber controlar a suas emoções dentro do ambiente de trabalho pode contribuir para a construção de um clima organizacional extremamente positivo.

O ambiente de trabalho é sempre desafiador e, por esse motivo, é fundamental que os profissionais estejam sempre se reciclando, além de estar sempre desenvolvendo habilidades técnicas e intelectuais que aprimorem a produtividade e seu bem-estar. Um dos principais fatores que levam um profissional a alcançar o sucesso é sua capacidade de fazer uma boa gestão das emoções. Isso porque, para ter uma conduta profissional positiva, é preciso saber se comunicar com assertividade, saber se relacionar, lidar com a pressão ao gerenciar conflitos e ter controle emocional.

Atitudes como fazer comentários inapropriados, competir excessivamente com os colegas de trabalho, fazer piadas fora de hora, reclamar demais e não adotar uma postura adequada são algumas armadilhas que prejudicam a vida de muitos profissionais e deixam o ambiente de trabalho com um clima tenso e improdutivo. Portanto, é essencial que os profissionais saibam fazer uma boa gestão emocional.

Qual a importância da comunicação na gestão das emoções?

Os imprevistos e desafios do ambiente corporativo geram emoções e sentimentos que podem ser muito intensos, e é importante que as respostas emocionais estejam adequadas a cada situação. Muitas vezes, os profissionais tomam atitudes equivocadas justamente por não prestarem atenção a seus próprios gatilhos e padrões de comportamento, o que prejudica sua evolução profissional. Nesse sentido, saber reconhecer como as emoções influenciam suas próprias ações é fundamental. Por meio do autoconhecimento, é possível entender a melhor maneira de lidar com suas emoções, bem como a dos colegas e superiores.

Um clima organizacional positivo depende das relações interpessoais e, muitas vezes, os problemas nascem não por conta da rotina em si, mas dos conflitos existentes entre os funcionários. Essas situações podem levar a uma queda na produtividade, um problema que pode ser evitado por meio do desenvolvimento da empatia entre os colegas de trabalho. Comunicar-se de forma adequada, olhando nos olhos e demonstrando respeito, é fundamental para um diálogo positivo e para a construção de um ambiente profissional saudável.

Dicas para controlar as emoções no ambiente de trabalho

Tenha uma atitude disponível

A proatividade e o comprometimento são peças essenciais para a construção de relações saudáveis no trabalho. Adotar uma postura positiva em relação aos desafios e demandas que surgirem e buscar alternativas criativas são atitudes de profissionais que geralmente se destacam na empresa.

Invista na postura e na ética profissional

Ter postura profissional é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho livre de conflitos, preconceitos e mal-entendidos. Atitudes simples como dar bom dia aos colegas, pedir licença para entrar na sala de alguém e manter um tom de voz adequado são detalhes que fazem toda a diferença.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Ao desenvolver a capacidade de entender suas próprias emoções, é possível aprender como controlá-las e direcioná-las positivamente, permitindo que você expresse seus sentimentos de maneira adequada e compreenda como os outros estão se sentido. Esse tipo de habilidade é fundamental para uma postura profissional equilibrada, em que o indivíduo consegue separar os problemas pessoais das atividades profissionais.

O uso da Inteligência Emocional garante uma relação de compreensão, confiança, cooperação e parceria entre os colaboradores. Trata-se de uma habilidade fundamental para ter uma boa conduta profissional e construir uma carreira de sucesso. Quer dar um passo à frente e desenvolver sua Inteligência Emocional? Conheça o Método LOTUS e torne-se um profissional mais completo e um ser humano mais feliz.

 

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