Entenda a bioquímica das emoções e evite doenças psicossomáticas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / rastudio A cada mudança de humor, uma cascata que os neurologistas chamam de “moléculas da emoção” é despejada pelo corpo

Você sabia que excessos de emoções podem ser um bálsamo ou um veneno para nossa saúde? No post de hoje iremos explicar sobre a bioquímica das emoções e como elas podem gerar doenças psicossomáticas.

A ciência desvendou que, a cada mudança de humor, uma cascata que os neurologistas chamam de “moléculas da emoção” é despejada pelo corpo, afetando os receptores, que são como discos parabólicos presentes em todas as células.

Quando estamos tristes, nosso fígado está triste, nossos rins estão tristes, nossa pele está triste. O estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras, especialmente através de problemas de saúde.

Como a cientista de harvard, Candance Pert, explica, “ essas moléculas de emoção são liberadas e distribuídas por todo o corpo e acabam instruindo as células se elas devem ou não se dividir e se devem ativar este ou aquele gene. Tudo no corpo é mobilizado por essas moléculas mensageiras, que estão em toda parte.

Cada emoção tem sua própria “assinatura bioquímica” particular. A hostilidade, está associada ao excesso de cortisol. Já o afeto à ocitocina, a felicidade à dopamina, as sensações de bem-estar à serotonina e à endorfina .

A excessiva secreção do hormônio do estresse, o cortisol, que acontece quando sentimos raiva, pode gerar doenças cardíacas, mal de alzheimer e problemas digestivos.

Como o psiquiatra Redford Williams, da Universidade de Duke, alerta: “raiva mata”. Por outro lado, a ocitocina, que está associada à afeição e ao amor, reduz os níveis de cortisol e baixa a pressão, nos protegendo de doenças relacionadas ao estresse e a raiva.

Como surgem as doenças psicossomáticas

O corpo físico é um reflexo das emoções, crenças e pensamentos. Sempre que algo não vai bem, o corpo encontra um meio de sinalizar o problema. É assim que surgem doenças e dores emocionais. Trata-se de manifestações do cérebro emocional, que precisa sinalizar questões internas mal resolvidas como:

A Inteligência Emocional como aliada para evitar doenças psicossomáticas

É fundamental compreender as causas emocionais associadas aos problemas de saúde e identificar o que a doença está sinalizando para, assim, mudar os comportamentos.

O primeiro passo para se proteger e evitar doenças psicossomáticas é aprender a identificar e lidar com o ciclo das suas emoções básicas:

  • Medo
  • Raiva
  • Tristeza
  • Alegria
  • Amor

Vamos dar um exemplo: se você é assaltado, em um primeiro momento irá sentir medo. Quando se sentir seguro novamente, ficará com raiva por ter sido “invadido”. Aí bate aquela tristeza pelas coisas que foram tiradas de você. A partir deste momento, é importante que você saiba identificar como funciona esse processo no seu organismo e acesse novamente a alegria e o amor por estar vivo e ter a oportunidade de conquistar tudo novamente.

Quando ficamos presos em sentimentos de frustração e tristeza, essas emoções ocupam espaços no corpo físico e mental e, quando se acumulam, geram doenças.

Muitas doenças podem ser evitadas quando você adquire compreensão da sua história de vida, suas crenças e padrões de comportamento diante de suas emoções. O caminho mais eficaz para se proteger das doenças e preencher os vazios emocionais é o desenvolvimento da inteligência emocional. Conheça o Método LOTUS e conquiste uma vida mais saudável, harmoniosa e feliz.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter