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Para fortalecer sua autoestima é fundamental olhar para si mesmo
e se aproximar da sua essência.


A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento.

Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.

A maior dificuldade está em reconhecer os sinais da baixa autoestima em nossos hábitos, pensamentos e emoções; então, confira as principais características dessa condição e algumas dicas de como mudar isso!


Quais são os sintomas da baixa autoestima?

  • Hábito de sempre encontrar culpados para seus problemas ou erros;
  • Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
  • Timidez em excesso;
  • Medo da rejeição;
  • Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Tendência a procrastinação e preguiça;
  • Hábito de se comparar com outras pessoas;
  • Competitividade em excesso;
  • Falta de habilidade para lidar com críticas;
  • Sensação de incapacidade;
  • Necessidade de inferiorizar as pessoas;
  • Perfeccionismo;
  • Dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e conquistas.



Veja mais: “Baixa autoestima: aprenda a combatê-la”

Como ter mais autoestima?

Desenvolva o autoconhecimento

Para fortalecer sua autoestima é fundamental olhar para si mesmo e se aproximar de sua essência.

Quem investe no autoconhecimento torna-se capaz de lidar com as suas características negativas e está sempre tentando melhorá-las.

Dessa forma, o indivíduo é capaz de evitar o desgaste gerado pela dificuldade de autoaceitação, pois canaliza sua energia em prol do aprimoramento pessoal.


Pare de se comparar

Entenda que cada pessoa possui sua própria história de vida e características.

Evite ficar se comparando com os outros e pense que cada um tem o seu momento para realizar, desenvolver e conquistar os objetivos.


Veja mais: “Como reconhecer e perder o medo da rejeição das outras pessoas?”

Não se cobre tanto

Evite se criticar em excesso e se condenar o tempo todo por suas falhas e dificuldades.

Tenha cuidado com o perfeccionismo e com a necessidade de ser sempre o melhor e agradar o tempo inteiro.

Errar é importante e faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano.

Reflita sobre seus erros de maneira saudável e procure alternativas para agir diferente da próxima vez, sem deixar que os equívocos abalem sua autoestima.


Relembre suas conquistas

Quando a pessoa está focada em seus aspectos negativos, a insegurança certamente estará presente em sua rotina e relacionamentos.

Por isso, sempre valorize suas qualidades, realizações e acertos.

Ao longo da vida, todos tropeçam e cometem erros, mas apesar disso, as realizações também estão presentes.

Por isso, lembre-se de tudo o que já conquistou e orgulhe-se da sua trajetória.


Veja mais: “A relação entre baixa autoestima e a Hipocondria”

Repense suas crenças

Alguns padrões de pensamentos e comportamento podem ser paralisantes na vida de um indivíduo.

Perceber quais dessas crenças limitantes o impedem de avançar e realizar determinadas coisas, é fundamental para barrar a insegurança e a sensação de incapacidade.

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