© Depositphotos.com / Mukhina1 Segundo um estudo existem 4 tipos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Temperamento é um aspecto da personalidade que aponta as particularidades do comportamento. Trata-se de um conjunto de tendências que têm relação com a forma de ver o mundo, os interesses, as habilidades e os valores mais evidentes de um indivíduo.

A teoria dos temperamentos surgiu por volta do ano 400 a.C., e foi criada por Hipócrates — o pai da medicina. Desde então, o temperamento dos indivíduos tem sido objeto de estudo de diversos psicólogos, neurocientistas e filósofos. Em geral, a maioria das teorias apontam a existência de quatro grupos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico. Conheça cada um deles a seguir:

Os 4 principais tipos de temperamento

Sanguíneo

Este temperamento é expansivo, otimista e impulsivo. Extrovertidos e sensíveis, os sanguíneos são indivíduos que não passam desapercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir. Além disso, costumam fazer gestos largos e falar bem em público.

  • Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.

Fleumático

Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil. Os fleumáticos prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar antes de reagir. São pacientes, observadores, disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas.

  • Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

Colérico

Este temperamento é explosivo, ambicioso e dominador. Indivíduos coléricos são determinados e possuem grande capacidade de planejamento, além de muita energia e impulsividade. São líderes natos e explosivos.

  • Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

Melancólico

Este temperamento é tímido, artístico e solitário. Os melancólicos têm a sensibilidade muito aflorada, e são pessoas profundas, detalhistas e introvertidas, com tendência a guardar seus sentimentos. São fiéis, desconfiados e tendem a escolher profissões que possam exercer sozinhos.

  • Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
  • Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.

 

Temperamento não é destino

Daniel Goleman — psicólogo, escritor, PhD da Universidade de Harvard e responsável por popularizar o conceito de Inteligência Emocional — afirma que, embora existam pontos que determinam o temperamento, muitos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Isso significa, portanto, que temperamento não é destino.

Exercitar hábitos saudáveis e entender, controlar e canalizar nossas emoções é essencial para desenvolver a Inteligência Emocional de um indivíduo. Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e devolver habilidades. A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida e treinada com a construção de novos hábitos e outras formas de pensar, refletindo diretamente no comportamento.

Se você que desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções e o seu temperamento, conheça o Método LOTUS. São três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

20 frases de incentivo para você fazer parte do Outubro Rosa! Confira!

Leia Mais ►

Saber reconhecer as emoções e como elas influenciam suas ações é fundamental para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.

Leia Mais ►

Confira essa entrevista exclusiva para compreender um pouco mais sobre a doença que hoje, é considerada a “doença do século”.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter