Mudar de profissão aos 30 anos é um erro? Saiba como tomar essa decisão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / scyther5 Nenhuma decisão é definitiva, e é possível mudar de profissão caso sua carreira não esteja trazendo satisfação.

As pessoas passam a maior parte do dia no trabalho e, por isso, é fundamental que os indivíduos se sintam felizes em suas profissões. A qualidade de vida no trabalho interfere diretamente em todas as outras áreas da vida, e o nível de satisfação profissional está diretamente associado a uma vida plena e feliz.

Infelizmente, a orientação profissional oferecida aos adolescentes que estão decidindo seu caminho profissional ainda é muito falha. Por isso, é muito comum encontrar pessoas que escolheram suas profissões sem pensar direito e, após alguns anos de experiência, se sentem totalmente infelizes com aquilo que fazem.

Mudar de profissão aos 30 anos

Segundo Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e fundador da SBie, até os 30 anos de idade as pessoas estão experimentando as possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Após esse período, a busca por uma estabilidade profissional cresce, fazendo com que os indivíduos acreditem que mudar de profissão é um erro.

Se você está pensando em mudar de profissão aos 30 anos ou mais, é hora de fazer uma revisão na sua carreira e em suas escolhas como um todo. Os principais fatores que levam uma pessoa a querer mudar de profissão são insatisfação salarial, falta de identificação com as atividades realizadas, falta de reconhecimento, dificuldade de se relacionar, falta de propósito, perfeccionismo, estresse, falta de perspectiva.

Caso esse seja seu caso, vale a pena conferir as dicas a seguir para não sofrer com a falta de vontade de trabalhar.

Dicas para quem quer mudar de profissão aos 30 anos

Reflita sobre sua motivação

Tente entender os motivos que fazem você querer mudar de profissão e se realmente vale a pena implementar tal mudança. Tenha em mente que alguns benefícios acumulados ao longo dos anos se perderão nesse percurso, e será necessário lidar com o desafio de começar do zero em uma área totalmente diferente, adaptando-se a novos contextos profissionais.

Considere os aspectos pessoais

Avalie quais aspectos da sua vida pessoal serão afetados com a mudança de carreira. Como sua família reagirá a essas mudanças? Como a nova rotina refletirá sobre seus planos de aposentadoria, férias e hábitos de trabalho?

Reveja sua trajetória profissional

Vale a pena avaliar sua trajetória profissional, identificando as vantagens e pontos fortes da sua carreira atual e refletindo como seus conhecimentos e habilidades podem ser aproveitados na nova profissão.

Planeje-se para a transição

Se, depois de analisar tudo isso, você continua decidido a mudar de profissão, faça um planejamento para colocar a mudança em prática. Estude e atualize-se, prepare seu currículo, construa um bom networking, organize-se financeiramente, prepare-se para entrevistas e para uma nova etapa na sua vida.

Lembre-se de que nada é definitivo

Por mais que, no momento, essas mudanças possam parecer drásticas e definitivas, lembre-se de que é sempre possível procurar novas oportunidades e até mesmo voltar a trabalhar em sua antiga área de atuação. Mantenha a calma, foque no seu propósito e siga em frente.

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter