O que fazer para não sofrer com a falta de vontade de trabalhar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Se você vai dormir já sofrendo por saber que terá que trabalhar no dia seguinte e acorda sempre desanimado para realizar suas atividades, é hora de fazer uma revisão na sua carreira, em suas escolhas e na sua vida profissional como um todo. Identificar o que está causando esta desmotivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento.

Principais fatores que levam à desmotivação no trabalho

Insatisfação salarial

Você sente que não é reconhecido financeiramente e que deveria ganhar mais pelas atividades que executa e por todo seu empenho, e essa falta de reconhecimento traz um sentimento de desvalorização.

Como se motivar: faça um planejamento e converse com seu chefe sobre suas pretensões salariais. Se não tiver perspectiva de melhoria, planeje algo novo. Você precisa estar com as contas resolvidas para dar o seu melhor no trabalho.

Falta de identificação com as atividades realizadas

Você não gosta e não tem habilidades para desempenhar suas atividades. Precisa fazer um grande esforço para atingir um resultado, sente que não nasceu para isso e que poderia ser muito mais útil e feliz fazendo qualquer outra coisa.

Como se motivar: descubra qual atividade traz mais satisfação e prazer para sua vida e quais são seus talentos e habilidades. Converse com seus gestores sobre isso e, se for o caso, avalie uma possível mudança de profissão.

Falta de reconhecimento

Você só recebe críticas e, quando acerta, parece que não fez mais nada além de sua obrigação. Você se sente desvalorizado por não ser reconhecido por seus superiores.

Como se motivar: reconheça seu valor, sem esperar por reconhecimento externo. Quando você sabe de seu próprio valor, não depende do reconhecimento alheio.

Dificuldade de se relacionar

O ambiente de trabalho é ruim, você não gosta das pessoas que trabalham com você, desde seus colegas de equipe até seu chefe. Você sente que essas pessoas não têm nada a ver com você e não se sente bem na presença delas.

Como se motivar: aceite. Podemos escolher nossos amigos, cônjuges e as pessoas que convivemos no âmbito pessoal. No trabalho, porém, não temos muita opção. Portanto, aceite as pessoas como elas são — com pontos positivos e pontos a melhorar — e comece a observar o lado bom de cada uma, aceitando as diferenças.

Falta de propósito

Você sente que, se o seu trabalho não existisse, não faria diferença alguma para o mundo. Não encontra um propósito por trás de suas atividades e da missão da empresa.

Como se motivar: tudo tem um propósito, e é justamente ele que nos mantém motivados. Descubra qual a razão de existência da empresa, quantas pessoas ela ajuda e seu papel nesse contexto.

Perfeccionismo

Nada do que você faz é suficiente para você, pois você quer ser perfeito, e sempre sente que poderia ter feito mais. Em outras palavras, você se sente um fracasso.

Como se motivar: cobre-se menos e entenda que você não precisa ser o melhor de todos, embora precise sempre dar seu melhor.

Estresse

O trabalho consome todo o seu tempo, e você já não faz mais as coisas que lhe fazem bem. As cobranças são excessivas e você se sente pressionado.

Como se motivar: desligue-se do trabalho quando estiver fora dele, e desfrute momentos de descontração e lazer — isso é o que faz o trabalho valer a pena.

Falta de perspectiva

Você não vê oportunidades de crescimento e, por isso, não estabelece metas e objetivos dentro da empresa, vivendo um dia após o outro apenas fazendo a sua parte.

Como se motivar: construa seu Plano de Carreira e apresente ao RH da empresa. Assim é possível saber se os seus objetivos podem ser alcançados no seu emprego atual.

Você se identificou com alguma situação acima? Então pare e dê a atenção que ela está pedindo a você. Quando sabemos a causa, a solução fica muito mais fácil de ser encontrada. Muitas vezes uma atitude ou uma simples mudança na forma de pensar podem resolver a sua desmotivação.

Imagem: © Depositphotos.com / logoff

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter