Ambiente de trabalho ruim: o que fazer para não se afetar psicologicamente?

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Estar em um lugar onde não nos sentimos bem é um grande desafio. Embora seja possível evitar alguns lugares desagradáveis, quando é o ambiente de trabalho que está ruim, é necessário se esforçar para encarar o clima negativo e tentar ficar bem durante o expediente — afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho.

São diversos os motivos que podem tornar o ambiente de trabalho ruim e pesado, e conseguir identificar os fatores que tornam o local desagradável é fundamental para saber como lidar com essa situação.

Fatores que contribuem para um ambiente de trabalho ruim

– Pessoas pessimistas, que só enxergam o lado negativo das coisas e só reclamam;

– Disputa e competição entre pessoas da mesma equipe, que deveriam caminhar em uma mesma direção;

– Líderes e chefes autoritários e excessivamente críticos, responsáveis por tornar o ambiente tenso;

Falta de feedback positivo e reconhecimento, causando desmotivação;

– Baixa satisfação profissional, gerando descontentamento e falta;

– Líderes desmotivados e que não trazem desafios;

– Empresas familiares que transferem os conflitos particulares para a empresa.

O que fazer para não se afetar psicologicamente

Por mais que o ambiente de trabalho seja ruim e pesado, você precisa e pode tomar algumas atitudes para não se afetar psicologicamente. Veja algumas de nossas sugestões:

Seja positivo

Afaste-se de pessoas negativas que só reclamam e fazem intrigas. Se você é uma dessas pessoas, saiba que é justamente você um dos grandes responsáveis por tornar seu ambiente de trabalho ruim e pesado.

Faça o possível para extrair o melhor de cada situação e converse com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Em outras palavras, seja um comunicador positivo. Da mesma forma que um ambiente de trabalho ruim pode influenciar no humor das pessoas, a positividade de uma pessoa também pode interferir no ambiente e gerar um clima mais calmo.

Reconheça os ganhos

Ainda que o ambiente de trabalho seja ruim, certamente você tem muitos ganhos e conquistas — caso contrário, não precisaria suportar tamanho desconforto. Faça uma lista de todos os ganhos que tem graças a seu trabalho, tais como: seu salário, benefícios trabalhistas, treinamentos e programas que a empresa oferece e as amizades que tem dentro da empresa. Tomar consciência dos pontos positivos do seu trabalho ajuda a alterar sua percepção sobre a organização, fazendo você perceber que alguns ganhos que fazem valer o sacrifício.

Planeje sua carreira

Faça um planejamento do seu crescimento profissional. Ter objetivos dentro da empresa é uma forma de se manter sempre motivado e focado em desempenhar suas atividades sem deixar que o ambiente influencie muito no seu dia.

O Plano de Carreira é excelente forma de alinhar as expectativas e necessidades entre empresas e funcionários. Quanto mais alinhados estiverem os objetivos de ambas as partes, mais profunda e verdadeira será a troca (mais esforços a empresa investirá para satisfazer seu funcionário, e mais ele fará para atender às expectativas da empresa).

Desligue-se

Quando sair do trabalho, desligue-se completamente dele. Encontre e faça atividades prazerosas para aproveitar os momentos após o expediente e descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte. Academia, prática de yoga, leitura, culinária, aulas de dança e passeios no parque são algumas opções de atividades que podem trazer prazer e tornar o dia menos estressante.

Dê feedbacks positivos

Em ambientes pesados, pouco se fala sobre acertos e conquistas. Reconheça o trabalho dos seus colegas e mostre como todos têm um papel importante na empresa. Ao receber um feedback positivo, seus colegas podem perceber a importância desse ato e passar a fazer o mesmo com as outras pessoas, unindo a equipe e construindo um ambiente mais harmônico.

Desenvolva Inteligência Emocional

Cada pessoa é responsável por sua realidade e, se você sente que é afetado pelo mundo exterior, certamente está enfraquecido interiormente. Se você quer encontrar sua força interior e se tornar o responsável por sua realidade, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional e aprender a lidar com suas emoções e com os sentimentos das pessoas que fazem parte da sua vida. Conheça o Método LOTUS e comece agora mesmo o seu processo de mudança. Estamos aqui para lhe ajudar.

Imagem: © Depositphotos.com / Photosebia

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