Manipulação emocional: 3 dicas de como orientar um amigo que sofre com a influência dos outros

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Sentavio Pessoas que usam a manipulação emocional têm o costume de encarnar o papel de vítima para sensibilizar o outro ou tentar mostrar seu poder para obter respeito e conseguir aquilo que deseja.

As pessoas estão constantemente em busca de aprovação e aceitação, e este hábito é fruto de uma necessidade que nasce durante a infância, quando o indivíduo depende diretamente dos cuidados, da atenção e da aprovação de seus pais. A tendência é que, ao longo dos anos, essa necessidade passe a ser projetada em outras pessoas, tais como: amigos, colegas de trabalho, chefes e parceiros.

Pessoas inseguras acabam sofrendo mais com a rejeição e com o sentimento de desvalorização e, por esse motivo, podem recorrer à manipulação emocional como tentativa de fazer com que os outros satisfaçam seus desejos e necessidades. Isso geralmente é feito de forma sutil, sem que a outra pessoa perceba que está sob influência de um manipulador.

Quem usa da manipulação emocional geralmente costuma agir de duas maneiras: encarnando o papel de vítima para sensibilizar o outro, ou tentando mostrar seu poder para obter respeito e conseguir aquilo que deseja. A manipulação pode ocorrer no trabalho, entre amigos, no ambiente familiar ou em qualquer outro, geralmente sendo usada contra pessoas boazinhas e que não sabem como dizer não.

Como uma pessoa manipuladora age

  • Costuma ficar lembrando os outros de todas as coisas positivas que já fez por eles, de forma a despertar um sentimento de dívida;
  • Tem reações desproporcionais quando é contrariada;
  • Coloca-se como vítima para comover o outro;
  • Usa de vários artifícios para chamar atenção;
  • Faz ameaças para conseguir o que quer;
  • Sabe mentir e fingir com facilidade;
  • Usa o poder (status, dinheiro, hierarquia) como forma de impor sua vontade a qualquer custo.

Dicas para ajudar um amigo que sofre manipulação

Relações baseadas em manipulação emocional causam uma dependência mútua. Isso acontece porque o manipulado também está buscando aceitação, e sente que a encontra neste tipo de relação. Portanto, é preciso que o indivíduo que sofre esse tipo de abuso resolva também seus próprios problemas relacionados à carência afetiva.

Se você tem um amigo que sofre manipulação emocional, você pode ajudá-lo a partir das dicas a seguir:

Identificação dos gatilhos

É importante que a pessoa que sofre manipulação identifique os gatilhos que motivam esse comportamento — que pode variar entre culpa, vitimização, poder ou ameaça. Com isso, é possível aprender quais são as reais necessidades por trás das atitudes do manipulado: sentir-se amado, aceito, protegido ou seguro. Com essas informações, vocês poderão encontrar alternativas para barrar essa prática.

Dizer não

É importante que a pessoa que sofre com a manipulação aprenda a ser firme em suas decisões, não ceda às chantagens e saiba dizer não sempre que necessário.

Desenvolvimento da Inteligência Emocional

As relações são sempre baseadas em trocas e necessidades. Nesse sentindo, o primeiro passo para construir relações livres e saudáveis é ter consciência do que existe por trás de cada relacionamento. Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível lidar e trabalhar com as emoções e ter ferramentas para libertar -se de relacionamentos que abusivos.

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter