Inscreva-se para receber nossa newsletter

Síndrome do impostor

Descubra o que é a síndrome do impostor, se você tem e como lidar com ela.

Você já conquistou algum objetivo que desejou por muito tempo e com muita força, e no final não se sentiu merecedor daquela vitória?

Como se o único fator decisivo fosse a sua sorte, e que você não é tão digno dessa conquista como outra pessoa seria se estivesse na sua posição?

Então, essas situações são muito comuns para quem sofre com a Síndrome do impostor.

Sentimentos como: a ansiedade, o medo, a insegurança, o nervosismo e a incerteza, estão constantemente presentes em pessoas que sofrem com essa distorção de si mesmo. Pois, são pessoas incapazes de aceitar e reconhecer seu mérito perante suas próprias conquistas. Sejam elas, um emprego novo, uma promoção, ou a aquisição de um bem material muito desejado.

Embora esse fenômeno ainda não seja considerado um distúrbio psicológico para a OMS, ele gera muita repercussão para muita gente que pode afirmar que sofre com todos os sintomas.

Entenda: como a Síndrome do impostor tem atrasado sua vida

Você entende por que é importante saber se reconhecer e ficar feliz por suas próprias conquistas?

Se você mesmo não souber reconhecer suas próprias vitórias e toda sua capacidade para alcançá-las, como pode esperar que outra pessoa as reconheça?

Como você pode notar, a síndrome do impostor, é um problema muito relacionado a autoestima e autoconfiança. Ou seja, ao valor que você enxerga em você mesmo. Consequentemente, à virtude que os demais vão enxergar em você também. Pois, você reflete no seu exterior, a forma que você se vê no seu interior. E, inconsequentemente, permite que as pessoas ao seu redor te tratem da mesma forma.

Leia também sobre como elevar a autoestima Aqui.

É um processo muito desgastante estar sempre se esforçando para alcançar pessoas que, erroneamente, você julga como melhores do que você, não é mesmo? Então vamos aprender algumas dicas de como melhorar essa situação.

Boas práticas para que você enxergue seu valor!

Para que você consiga enxergar verdadeiramente seu valor, existem algumas práticas que você deve encorporar à sua vida. Como, por exemplo, a busca pelo autoconhecimento. Nada será mais eficiente na sua luta contra a síndrome do impostor, do que você imergir no seu mundo invisível, e entender todas as causas de você não se sentir merecedor das coisas incríveis que você conquista.

Outra dica valiosa, é aprender a parar de autossabotar suas oportunidades de brilhar! Você pode entender melhor sobre como dar esse passo, Clicando Aqui.

Para finalizar, sugiro um exercício: analise tudo de grandioso que já fez até hoje. Pense em onde chegou, e em tudo que conquistou. Ainda se lembra de onde começou? Não é sorte, e você não é uma fraude. Se orgulhe de quem você é e das suas vitórias. Você é mais que merecedor!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter