Entenda: como a solidão nos afeta e como combatê-la

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Muitas pessoas acreditam que o sentimento de solidão se manifesta exclusivamente quando você está isolado ou incapaz de estar perto de outras pessoas.

Mas muito ao contrário do que pensa, é totalmente possível que você se sinta solitário em ambientes que está rodeados de pessoas e amigos próximos.

A origem do sentimento

É muito comum conhecermos alguém que não se sente à vontade em ambientes que frequenta e diante pessoas que convive diariamente. Um exemplo desses ambientes que vemos de forma recorrente, mas que sempre choca, é dentro de casa.

Geralmente o sentimento de solidão se manifesta em alguém que teme ser rejeitado por suas características, devido à vivências passadas. Provavelmente, ela já enfrentou situações de rejeição ou opressão quando se abriu para pessoas que não compartilhavam dos mesmos gostos e valores que ela. Essas situações vividas muito intensamente acabam sendo traumáticas e geram uma sensação de desconexão e indiferença com as demais pessoas a nossa volta, e como uma forma de se proteger, você se mantém constantemente na defensiva.

Esses traumas, além de desenvolver a solidão, passa a afetar diretamente na autoestima e confiança de quem sofreu com essas situações. Então, vamos ver algumas dicas de como combater todas essas lesões.

Solidão e a dependência emocional

Antes de passarmos para alguns conselhos, precisamos deixar claro que a solitude também existe. E claro, não tem nada de errado em querer e gostar de estar sozinho.

Porém, você sofre e sente desprazer em estar sozinho, corre grande risco de construir relações em que se coloca na posição de dependência emocional. Pois, se existe o desespero em sair da situação de solidão, você se dispõe a aceitar qualquer tipo de relacionamento e qualquer tipo de “amor”. Além de que, também existe a questão de estar com a autoestima abalada.

Como combater a solidão

Para começarmos, é importante que você entenda que é comum que se sinta sozinho em diversos momentos durante o dia. Todos os outros também estão na correria e enfrentando seus próprios problemas, e às vezes, muito maiores do que imaginamos. Por isso, é importante lembrar de também ser compreensível com aquelas pessoas que tentam, mas nem sempre conseguem estar por perto para ajudar.

É importante que você também tenha em mente que a solidão não é algo a se temer. Lembre-se sempre de que é normal haver momentos em que estará sozinho. E o que você faz para tirar o melhor aproveito desses momentos, é o que realmente importa. Então, descubra novos interesses, faça todas aquelas coisas que tinha planejado, mas nunca aconteceram, leia, se conheça e tire o melhor dessa experiência.

Outro ponto importante, é aprender a apreciar os momentos que você tem consigo mesmo. Gostar da sua própria companhia é saber olhar para dentro, para sua essência e abraçá-la e ficar feliz por ser exatamente quem é. Esse, é um exercício diário e que exige muita dedicação, mas pode ter certeza de que vai valer a pena!

Espero que esse tempo que passou consigo mesmo lendo este texto tenha sido gratificante. Assim como espero que consiga enxergar e apreciar tudo de mais lindo que tem dentro de você!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter