Inscreva-se para receber nossa newsletter

Muitas pessoas acreditam que o sentimento de solidão se manifesta exclusivamente quando você está isolado ou incapaz de estar perto de outras pessoas.

Mas muito ao contrário do que pensa, é totalmente possível que você se sinta solitário em ambientes que está rodeados de pessoas e amigos próximos.

A origem do sentimento

É muito comum conhecermos alguém que não se sente à vontade em ambientes que frequenta e diante pessoas que convive diariamente. Um exemplo desses ambientes que vemos de forma recorrente, mas que sempre choca, é dentro de casa.

Geralmente o sentimento de solidão se manifesta em alguém que teme ser rejeitado por suas características, devido à vivências passadas. Provavelmente, ela já enfrentou situações de rejeição ou opressão quando se abriu para pessoas que não compartilhavam dos mesmos gostos e valores que ela. Essas situações vividas muito intensamente acabam sendo traumáticas e geram uma sensação de desconexão e indiferença com as demais pessoas a nossa volta, e como uma forma de se proteger, você se mantém constantemente na defensiva.

Esses traumas, além de desenvolver a solidão, passa a afetar diretamente na autoestima e confiança de quem sofreu com essas situações. Então, vamos ver algumas dicas de como combater todas essas lesões.

Solidão e a dependência emocional

Antes de passarmos para alguns conselhos, precisamos deixar claro que a solitude também existe. E claro, não tem nada de errado em querer e gostar de estar sozinho.

Porém, você sofre e sente desprazer em estar sozinho, corre grande risco de construir relações em que se coloca na posição de dependência emocional. Pois, se existe o desespero em sair da situação de solidão, você se dispõe a aceitar qualquer tipo de relacionamento e qualquer tipo de “amor”. Além de que, também existe a questão de estar com a autoestima abalada.

Como combater a solidão

Para começarmos, é importante que você entenda que é comum que se sinta sozinho em diversos momentos durante o dia. Todos os outros também estão na correria e enfrentando seus próprios problemas, e às vezes, muito maiores do que imaginamos. Por isso, é importante lembrar de também ser compreensível com aquelas pessoas que tentam, mas nem sempre conseguem estar por perto para ajudar.

É importante que você também tenha em mente que a solidão não é algo a se temer. Lembre-se sempre de que é normal haver momentos em que estará sozinho. E o que você faz para tirar o melhor aproveito desses momentos, é o que realmente importa. Então, descubra novos interesses, faça todas aquelas coisas que tinha planejado, mas nunca aconteceram, leia, se conheça e tire o melhor dessa experiência.

Outro ponto importante, é aprender a apreciar os momentos que você tem consigo mesmo. Gostar da sua própria companhia é saber olhar para dentro, para sua essência e abraçá-la e ficar feliz por ser exatamente quem é. Esse, é um exercício diário e que exige muita dedicação, mas pode ter certeza de que vai valer a pena!

Espero que esse tempo que passou consigo mesmo lendo este texto tenha sido gratificante. Assim como espero que consiga enxergar e apreciar tudo de mais lindo que tem dentro de você!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter