Entenda a diferença entre solidão e solitude

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/macrovector Solidão e solitude tem um significado diferenciado e distintos

Todos nós, em algum momento, precisamos ou precisaremos ficar sozinhos. É natural. Mas isso é bom ou ruim? Essa resposta pode depender de você.

Para isso, existe duas palavras que podem explicar qual é o significado que você está dando para isso, a solidão e a solitude. Essas palavras, quando vistas externamente, aparentam ser semelhantes, mas, existe uma grande diferença.

Diferença entre solidão e solitude.

Solidão

A solidão é um vazio, a falta de algo em sua vida. Quando essa sensação está presente, as pessoas começam a buscar externamente o que deveria ser consertado internamente. É o momento que festas começam a fazer parte de sua rotina, ir a algum lugar sozinho se torna uma tarefa muito difícil e a compulsão por compras se torna grande para preencher o vazio que está dentro de si. Ou seja, você gera em seu interior uma dependência emocional com as pessoas ou objetos ao seu redor.

Solitude

Já quem encontra a solitude, não sente receio de estar sozinho, no prazer de sua própria companhia. É nesse momento que podemos desenvolver o autoconhecimento, de nos encontrar ao invés de tentar fugir e de nos aceitar como realmente somos independentemente da aprovação do outro.

Todos os dias, procure marcar um encontro com você mesmo. Pode ser uma caminhada, um almoço, praticar meditação ou ficar no quarto em silêncio por alguns minutos.

Ter um tempo sozinho é essencial para seu desenvolvimento. É um momento onde conseguimos ouvir pensamentos que se escondem quando estamos com muitas pessoas ao nosso redor.

Escreva aqui nos comentários qual é a atividade que você faz para praticar o autoconhecimento. Atividades que você faz para aproveitar sua própria companhia.

Inteligência Emocional

Aprenda a lidar com suas emoções por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional e do autoconhecimento, já que você vai se tornar sua melhor companhia. Quer saber como? Conheça o LOTUS – um treinamento que traz consciência e autoconhecimento por meio do treino das suas emoções.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter