Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Para a autoafirmação e a manutenção de relacionamentos saudáveis, a dependência emocional surge como um verdadeiro fator complicador, afinal de contas, nesse caso, as expectativas passam a ser projetadas sobre o outro, com a felicidade de um dependendo exclusivamente de terceiros. Assim se torna difícil nutrir a autoconfiança e ter coragem para enfrentar os desafios que se apresentam, não é mesmo?

Tom Jobim já bem dizia que é impossível ser feliz sozinho. E é mesmo! No entanto, para estabelecer relacionamentos positivos, é necessário ser emocionalmente independente, fazer as próprias escolhas e aprender a ser feliz mesmo estando longe de quem se ama. Não consegue nem pensar em por onde começar? Pois então aprenda agora mesmo a conquistar sua independência emocional e seja feliz especialmente consigo mesmo!

Reconheça os sintomas da dependência

Antes de adotar estratégias para reverter os quadros de dependência emocional, é preciso confirmar se você realmente sofre desse problema, não concorda? As pessoas emocionalmente dependentes normalmente tiveram uma infância marcada por bloqueios e falta de liberdade, o que as levou a desenvolver sintomas de carência, sentimento de rejeição, insegurança, medo da perda, baixa autoestima e excesso de subordinação. Se você apresenta essas características, isoladamente ou em conjunto, vale ligar o sinal de alerta.

Mantenha ou recupere seu espaço individual

Mesmo fazendo parte de um grupo de amigos, mesmo tendo um sólido relacionamento amoroso e mesmo sendo apegado à sua família, lembre-se de que você é uma pessoa diferente da sua turma, do seu parceiro e dos seus parentes. Sendo assim, preserve ou recupere seu espaço individual, fazendo coisas que proporcionem prazer. Cuide-se e não abandone as atividades pessoais que que trazem felicidade ao seu dia a dia, mantendo sua essência e protegendo sua individualidade.

Valorize outras pessoas sem as idolatrar

Por melhores que sejam as pessoas que fazem parte do seu círculo de convívio, procure não idealizá-las ou criar expectativas muito altas, assim você combate não só a dependência emocional, como também evita possíveis frustrações. Em outras palavras, valorize os outros, mas não os idolatre, até porque todos possuem qualidades e defeitos. Lembre-se de que colocar o parceiro ou os amigos em um pedestal inatingível pode fazer com que você se sinta diminuído e incapaz, o que inevitavelmente gera insegurança e dependência afetiva.

Tenha autonomia para tomar decisões

Entenda que os rumos da sua vida é você mesmo quem deve decidir. Essa compreensão já é um passo crucial para ser emocionalmente independente! Nos relacionamentos, é extremamente comum que se busque a aprovação do outro e o apoio a muitas das escolhas tomadas, mas é importante sempre se lembrar que as opiniões alheias não devem impedi-lo de fazer o que deseja. Se você se sente totalmente subordinado e não consegue dar um passo sem a aprovação do outro, é melhor reavaliar sua forma de se relacionar com as pessoas.

Procure ajuda profissional

Se você se sente tão dependente a ponto de sufocar a própria individualidade e não conseguir enfrentar a vida sem o outro, o ideal é mesmo procurar ajuda profissional. Um bom psicólogo pode orientá-lo melhor, contribuindo com o processo de conquista da independência emocional. Acredite: fazer terapia pode ser muito libertador!

Agora comente aqui e nos conte se por acaso se reconheceu nas características apresentadas neste post! Sente-se pronto para começar a jornada pela independência emocional? Compartilhe suas impressões e expectativas conosco! Participe!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter