Distorção de imagem: causas e como superá-la

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Na imagem, uma mulher olha seu reflexo em um pedaço de espelho quebrado, com uma feição de desconfiança.

Você sabe o que é a Distorção de Imagem e como ela afeta grande parte das pessoas — em especial as mulheres — diariamente por todo o mundo? Pois, é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

Hoje em dia, é praticamente impossível conhecermos alguém que esteja 100% satisfeito com todos os aspectos da sua aparência física. Todos querem mudar alguma coisa que incomoda. Às vezes coisinhas pequenas, e às vezes, grandes, mas é isso é natural. Em algum momento da vida, certamente você já encontrou, ou irá encontrar algo em si mesmo que não seja do seu agrado, e que queira mudar. Principalmente com todas as influências de um padrão de imagem que é tão propagado e, ao mesmo tempo, é tão inalcançável que só existe nas redes sociais.

Entenda: como começa o problema.

O problema está, na verdade, em algo que de início é um pequeno incomodo, e com o tempo se torna uma obsessão. Dessa forma, você passa a encontrar defeitos, que, na verdade, não existem, constantemente. O que gera a distorção de imagem. Ela acaba afetando sua vida, a forma com que você socializa, se veste, e se alimenta.

Devido os outros campos que acabam sendo afetados, a distorção de imagem, sempre se dá acompanhada de outros fenômenos. Como, por exemplo, a depressão, já que você sente tanta vergonha da sua aparência, que acaba se isolando de tudo e de todos. Ou então, problemas com relação à alimentação, que são motivados pela busca do “corpo perfeito”.

É fundamental que você compreenda que, as influências que você busca ter como referência de padrão de beleza, muitas vezes, são responsáveis ou agravantes da sua distorção de imagem. Claro que, também pode acontecer de forma involuntária. Pois, inúmeras vezes somos impactados por anúncios ou propagandas que impõe um padrão de beleza. Dessa forma, se você não se encaixa nele, automaticamente você se considera uma pessoa feia.

Como superar a distorção de imagem?

Para combater a distorção de imagem, não existe uma fórmula mágica. Você precisa, gradualmente, buscar se sentir confortável com você mesmo. Comece então, conversando com amigos mais próximos sobre como se sente.

Busque também, alternativas para que se sinta mais a vontade com sua aparência, ao invés de tentar esconder de todos, o que não gosta. Isso pode agravar a situação de baixa autoestima.

Além disso, procure se inspirar em pessoas reais. Deixe os padrões inalcançáveis para trás. Você não precisa de ninguém cuja função é incentivar você a mudar sua aparência.

O que você realmente precisa, é cultivar o amor próprio. Aprender a aceitar você mesmo como realmente é, é a melhor maneira de superar essa questão. Então busque todos os dias, reconhecer pelo menos uma de suas qualidades; admirar pelo menos, um de seus atributos físicos; e assim, passo a passo, com um dia de cada vez, você aprenderá a reconhecer a pessoa magnífica que você é, por dentro e por fora!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter