BNCC: entenda a importância das competências socioemocionais

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

BNCC: entenda a importância das competências socioemocionais
Vários estudos recentes comprovam o benefício imediato e a longo prazo da educação socioemocional. Agora, isso é uma realidade no Brasil!


Se a Inteligência Emocional (IE) é extremamente importante para a Qualidade de Vida das pessoas, uma carreira profissional de sucesso e o progresso da Humanidade, não há dúvidas que essa habilidade deve ser desenvolvida desde cedo na vida do ser humano.

Todo o contexto da IE surgiu há muito tempo, mas foi preciso que o índice de depressão aumentasse — assim como de outras doenças psicológicas — e que as máquinas ocupassem seu espaço no mercado de trabalho para o ser humano perceber a importância de cuidar das suas emoções.

Tão grande é a valor das competências comportamentais e do relacionamento interpessoal, que essa exigência chegou nas escolas do país.

É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Confira!


O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que orienta a criação dos currículos escolares nas escolas públicas e particulares do Brasil, conforme definido na Lei nº 9.394/1996.

Referência nacional, as 10 competências principais estabelecidas pela BNCC devem garantir um ensino de qualidade, que realmente prepara os alunos para a sociedade atual e, consequentemente, para o crescimento do país.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/



O presidente da Sbie, Rodrigo Fonseca, ensina dinâmicas para desenvolver a Inteligência Emocional dos jovens!



Quais são as 10 competências socioemocionais estabelecidas pela BNCC?


1. Conhecimento

Aqui refere-se ao conhecimento geral, como histórico, científico, social, digital e cultural. Tudo isso para que o aluno compreenda o mundo ao seu redor e coopere para uma sociedade mais justa e inclusiva.


2. Pensamento científico, crítico e criativo

O objetivo principal é desenvolver o uso da criatividade para a resolução dos problemas da Humanidade. Também trabalha a habilidade de fazer perguntas, interpretação, dedução e intuição.


3. Repertório Cultural

Dialogando com as áreas de linguagem e ciências humanas, tem o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de construir e identificar a sua própria identidade, compreendendo a sua e outras culturas, respeitando as diferenças.


4. Comunicação

Estimula a habilidade de se comunicar e expressar de forma respeitosa e clara, dialogando com os diversos tipos de personalidade.


5. Cultura digital

Fator extremamente importante nos dias atuais e que tem tendência a só aumentar nos próximos anos, essa habilidade engloba todas as disciplinas do aluno. Destaca, principalmente, o uso da tecnologia com ética e olhar crítico, compreendendo o impacto de cada ação tecnológica no mundo.


6. Trabalho e projeto de vida

Relaciona-se à capacidade de tomar decisões sobre a sua própria vida profissional e pessoal, usando todo o conhecimento que possui. Desenvolve, também, um olhar crítico para o futuro, sendo capaz de planejar suas metas e objetivos a curto e longo prazo.


7. Argumentação

Para construir um pensamento ético e socioambiental, o ser humano precisa ter argumentos com base, fatos e evidências consistentes. Isso deve ser desenvolvido principalmente nas áreas de humanas, como ciências.


8. Autoconhecimento e autocuidado

Foca na capacidade do aluno se conhecer e valorizar, tanto sobre o próprio corpo como estado mental. Assim, conseguirão ter uma vida saudável e compreender sua identidade no meio de tantas influências culturais.


9. Empatia e cooperação

Desenvolve um olhar de cooperação com o próximo, ajudando na resolução de conflitos e inibindo qualquer tipo de preconceito. Valorizando as adversidades e diminuindo desigualdades.


10. Responsabilidade e cidadania

Última competência, porém tão importante quanto cada uma das citadas anteriormente, aqui, o objetivo da BNCC é construir uma sociedade ética e responsável. Incentiva o aluno a ser participativo em diversos problemas que envolve o ambiente e o mundo que está (micro e macro).


Veja mais: “Dinâmicas com espelho: desenvolva a Inteligência Emocional dos alunos!


Afinal, as competências socioemocionais funcionam?

As competências socioemocionais citadas acima foram estabelecidas pelas BNCC, aprovadas e homologadas em 2017, para serem incluídas obrigatoriedade a partir de 2020 nos currículos escolares do país.

Todas elas desenvolvem nas crianças e adolescentes a consciência sobre quem são, seus pontos fortes, como se desenvolver e o que precisa ser melhorado.

Estudos recentes comprovam o benefício imediato e a longo prazo da educação socioemocional.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Universidade de British Columbia, Universidade de Illinois em Chicago e Universidade de Loyola constatou que:

  • Alunos que participaram de programas socioemocionais se formaram na Universidade com uma taxa 11% maior;

  • Taxa de conclusão do ensino médio foi 6% maior;

  • Uso de drogas e problemas de comportamento foram 6% menores;

  • Taxas de detenção foram 19% menores;

  • Diagnósticos de transtornos mentais foram 13,5% menores;

  • Melhora no comportamento social, comprometimento, autocontrole, empatia, trabalho em grupo e desempenho acadêmico.

  • Diminuição de problemas de conduta, prática de bullying, reprovação escolar, doenças psicológicas e uso de substâncias químicas;

  • As crianças foram beneficiadas independente de raça, contexto socioeconômico ou localização geográfica.


Como está a saúde emocional dos alunos e trabalhadores brasileiros atualmente?

Insegurança, falta de perspectiva, pensamentos negativos, mãos suando e preocupação demais.

Esse é o cenário dos estudantes brasileiros segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): nossos alunos estão entre os mais estressados do mundo, perdendo apenas para a Costa Rica.

Quando são inseridos no mercado de trabalho, não estão preparados para a pressão e instabilidade do mundo corporativo. O que leva ao surgimento de outras doenças psicológicas.

Segundo pesquisa divulgada pela Isma-BR, a cada dez brasileiros do mercado de trabalho, nove apresentam sintomas como ansiedade e depressão.

Se não mudarmos isso rapidamente, até 2030 a depressão ocupará o primeiro lugar em causas mundiais de invalidez no mercado de trabalho, interferindo na economia mundial.

Ou seja, precisamos aprender desde cedo a olhar para as nossas emoções para não sofrermos consequências graves ao decorrer da vida.



Veja mais: “Afinal, o que é Inteligência Emocional?”


As competências socioemocionais se baseiam na Inteligência Emocional

É muito importante que a escola cumpra o seu papel no desenvolvimento das competências socioemocionais, porém, a família tem um papel essencial nisso!

Se a Inteligência Emocional, o gerenciamento das emoções, é a base que educará seres humanos mais preparados para o século XXI, quem não teve a oportunidade de aprendê-la na escola precisa desenvolver essa habilidade agora mesmo.

No nosso treinamento Lotus — Inteligência Emocional, você vivenciará três dias totalmente imersos nas suas emoções, sensações, comportamentos e história de vida!




Gostou do artigo? Deixe o seu comentário aqui e compartilhe com os seus colegas de trabalho, familiares e amigos!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter