Inscreva-se para receber nossa newsletter

Dinâmicas com espelho: desenvolva a Inteligência Emocional dos alunos!
A dinâmica do espelho é uma ferramenta que serve para desenvolver a autoestima e o autoconhecimento das crianças.


Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação de uma pessoa, pois é justamente neste período que o indivíduo constrói sua identidade e grande parte de sua estrutura física, emocional, social e intelectual.

Além das atividades lúdicas — muito usadas na educação infantil —, as dinâmicas de grupo são importantes instrumentos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de uma estratégia que influencia positivamente no desenvolvimento da criança, em sua autoestima, autoconfiança e na interação com o meio.


A importância das dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo envolvem as crianças, proporcionando a experiência do trabalho em equipe, união e autoconhecimento.

As dinâmicas que utilizam espelhos, muito usadas em palestras e cursos motivacionais, também podem ser aplicadas em crianças como uma eficiente ferramenta para desenvolver a autoestima e o autoconhecimento.


Dicas de dinâmicas com espelho para fazer em sala de aula


“A pessoa mais importante da escola”

Coloque um espelho dentro de uma caixa e feche-a. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola e explique a função de cada um, sem se esquecer de mencionar os alunos. Em seguida, mostre a caixa a todos e diga que a foto da pessoa mais importante da escola está ali dentro.

Mostre a foto para cada aluno, um por um, e peça para que eles não comentem a imagem observada. Observe a reação de cada criança e, por fim, faça algumas perguntas sobre o que eles viram e como se sentiram.


Diversidade

Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte a respeito das diferenças de altura, cor de cabelo, formato dos olhos, posição das sobrancelhas e outras características físicas. Por fim, destaque como cada pessoa é única e diferente, ensinando a respeito da importância de respeitar a todos.


Autorretrato

Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para que os alunos olhem para sua imagem e percebam os detalhes do seu rosto. Em seguida, peça para que elas façam um autorretrato. Esta dinâmica trabalha o autoconhecimento e aceitação.


O grande tesouro

Apresente uma caixa com tampa decorada e atraente, e diga que ela guarda um tesouro precioso e verdadeiro. Em seguida, proponha uma brincadeira em que cada um olha para dentro da caixa, admira o tesouro e mantém ele em segredo. A caixa contém um espelho, ou seja: cada criança verá o tesouro que existe em si mesma.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter