Saiba como a psicologia explica a falta de desejo sexual

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / IuriiSokolov A falta de tempo e de energia é o principal causador da falta de desejo sexual.

Você já desejou que o dia tivesse mais horas para poder cumprir suas obrigações e realizar todas as atividades que gostaria? De que forma você prioriza as suas tarefas? Na sua ordem de classificação, resta algum tempo para pensar em sexo?

Diante de tantas responsabilidades e compromissos, pensar em sexo pode ser uma irresponsabilidade. Uma das principais razões da ausência de desejo sexual é a falta de tempo e energia, além de questões emocionais que podem estar envolvidas na questão.

As pessoas são movidas especialmente pela fuga da dor e busca por prazer. O sexo é uma das maiores fontes de prazer do ser humano, mas existem outras atividades que também são capazes de oferecer satisfação: trabalho, comida, prática esportiva. Distrações e momentos de prazer — como viagens, passeios e festas — também podem ser muito prazerosos.

Por terem suas necessidades saciadas e conseguirem encontrar prazer em outras fontes, muitas pessoas acabam deixando o sexo em último lugar, podendo colocar seu relacionamento em risco.

Principais causas emocionais da falta de desejo sexual

O desejo sexual dos homens pode ser despertado simplesmente pelo estímulo visual ou imaginação, enquanto a libido feminina é mais afetada pelo contexto — o que inclui sua autoestima, problemas no trabalho e sintonia do casal. A falta de desejo emocional, portanto, pode estar relacionada a diferentes causas. As principais são:

– Regras sociais, tabus, valores familiares relacionados ao sexo;

– Traumas de infância e histórico de abuso sexual;

– Estresse;

Medo de se relacionar e medo da intimidade;

– Conflitos de orientação sexual;

– Crenças negativas sobre sexo e relacionamentos;

Baixa autoestima;

– Preconceitos;

– Desequilíbrio hormonal;

– Medo de rejeição e abandono;

– Dúvidas em relação ao parceiro;

– Abuso de antidepressivos e inibidores de apetite;

– Alcoolismo e tabagismo;

– Hipotiroidismo;

– Desequilíbrio emocional.

Desenvolva suas emoções e equilibre o seu desejo sexual

Muitas pessoas acreditam que o desgaste do relacionamento gera a falta de desejo sexual, e realmente pode acontecer de a rotina acabar esfriando o sexo. Porém, o principal responsável pela falta de desejo sexual é a ausência de autoconhecimento e Inteligência Emocional do indivíduo.

Toda disfunção física é uma resposta do desequilíbrio emocional. Isso significa que uma pessoa que não sabe como lidar com determinada emoção sofre com as reações inconscientes do corpo e da mente. Uma pessoa que tem autoconhecimento, por outro lado, sabe resolver suas questões emocionais assim que aparecem, sem deixar que elas se manifestem no corpo físico.

Desenvolver o autoconhecimento por meio da Inteligência Emocional é a melhor forma de resolver problemas relacionados à falta de desejo sexual. Não sabe por onde começar? Conheça o Método Lótus da SBie!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter