Inscreva-se para receber nossa newsletter

mulher sentada dentro de pote fechado
Pessoas que têm medo de se relacionar geralmente possuem baixa autoestima e não sabem se relacionar consigo mesmas.

Relacionamentos são sempre delicados. Isso porque nem todas as pessoas têm Inteligência Emocional para lidar com os diferentes tipos de personalidade, crenças, valores, pensamentos e histórias de vida. Essa falta de maturidade emocional é justamente um dos fatores que levam ao medo de se relacionar, impedindo as pessoas de viver relações felizes e construtivas.

Para a Inteligência Emocional, todo tipo de medo é uma forma de proteção. Pessoas com medo de se relacionar são, no fundo, pessoas com baixa autoestima e que não sabem se relacionar com elas mesmas — e, por isso, acabam se fechando para as relações externas.

Por que as pessoas têm medo de se relacionar?

O medo de se relacionar pode ter origem de experiências e traumas vividos na infância, adolescência ou vida adulta. Veja alguns exemplos de situações que podem desencadear o medo de se relacionar:

Gravidez não planejada, conturbada ou escondida: a pessoa não se sente bem-vinda na maioria dos lugares, assim como se sentia um intruso no útero materno;

Bullying durante a infância: ofensas mexem com a autoestima, fazendo com que a pessoa cresça insegura e preocupada em ser aceita e aprovada pelos outros;

Críticas e cobranças em excesso durante a infância: a criança se sente um fracasso, e cresce com a crença de que não faz nada direito. Além disso, ela não aprende a lidar com as críticas, sentindo muito medo de errar e do que os outros vão pensar dela;

Criança que não aprendeu a lidar com as emoções: quem não aprendeu a lidar com as próprias emoções tende a se tornar um adulto que prefere se esconder em vez de correr o risco de se descontrolar emocionalmente na frente das pessoas;

Ausência de elogios: a falta de estímulos durante a infância traz a sensação de que a pessoa apenas erra e que nada do que ela faz é suficiente.

Aprenda a se relacionar com você

Para descobrir como vencer o medo de se relacionar, o primeiro passo é aprender a se relacionar com você e enfrentar seus medos. Para ajudar nesse processo, comece respondendo às perguntas abaixo:

– O que eu gosto de fazer? O que me faz feliz?

– Quais são meus principais talentos e dificuldades?

– Quais são meus valores? O que é importante para mim?

– Quais as maiores alegrias da minha vida?

– Quais as maiores dores da minha vida?

– Quais as minhas maiores conquistas?

– Aonde eu quero chegar?

Antes de se relacionar com uma pessoa, aprenda a se relacionar com você, a gostar da sua companhia e a preencher seu vazio interior. Conheça suas qualidades, aprenda a lidar com suas limitações e sinta-se bem com isso, aceite a sua imperfeição e ame-se mesmo assim.

Entenda a necessidade de aceitação

Para a Inteligência Emocional, a maneira como nos relacionamos com as pessoas é um reflexo de como nos relacionamos com nossos pais durante a infância e até mesmo antes do nascimento: é cientificamente comprovado que os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação. Isso significa que muitos medos manifestados na fase adulta podem ter sido gerados ainda no útero materno.

Todo ser humano carrega o medo da rejeição. A possibilidade de não atender às expectativas dispara o medo de ser rejeitado ou criticado e, por isso, muitas pessoas têm dificuldade de se relacionar. Esses indivíduos sentem a necessidade de aceitação e não conseguem lidar com o medo de que aconteça o contrário, projetando este temor em suas relações.

Busque na sua história de vida como eram suas relações: reflita sobre como era sua relação com seus pais durante a infância, quais eram as exigências deles e de que forma você reagia a elas. Quais eram as punições e os reforços positivos diante de erros e acertos? Relacione tudo isso ao momento atual e traga consciência para sua vida e seus relacionamentos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você é uma pessoa que têm medo de se relacionar, é necessário começar a se amar urgentemente. Para aprender a se relacionar com você, invista no desenvolvimento de sua Inteligência Emocional e mude a sua vida para sempre. Conheça o Método LOTUS e comece agora mesmo a cuidar da pessoa mais importante: você!

Imagem: © Depositphotos.com / SIphotography

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter