Segredos da Inteligência Emocional contra a falha de comunicação nas empresas

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© Depositphotos.com / samuraitop A comunicação interna é papel fundamental dentro da empresa entre os gestores e colaboradores.

Manter uma comunicação fluida, clara e assertiva no ambiente corporativo é fundamental para evitar pequenas falhas que podem acarretar grandes transtornos com clientes e colaboradores de uma empresa.

Falhas de comunicação frequentes podem gerar perda de tempo, comprometer a produtividade e causar conflitos. Além disso, a dificuldade de comunicação reflete diretamente no relacionamento interpessoal, no espírito de equipe e na motivação dos colaboradores.

O ambiente corporativo é composto por pessoas e, portanto, por emoções. É papel dos gestores aprender a lidar com os aspectos emocionais de seus colaboradores, e a comunicação tem um papel fundamental neste processo. Chefes inflexíveis, que alteram o tom de voz e reagem de maneira explosiva criam um ambiente de trabalho negativo e colaboradores intimidados, que não manifestam suas ideias e opiniões por medo de se comunicar diretamente com o chefe.

Dicas de Inteligência Emocional para uma comunicação assertiva

Aposte na comunicação não-verbal

Uma boa comunicação não envolve apenas palavras, mas tom de voz e expressão corporal. Esteja atento a esses aspectos da comunicação.

Seja persuasivo

Outro componente fundamental da comunicação é a persuasão, que pode ser definida como uma estratégia de comunicação construída com argumentos lógicos que influencia as pessoas a agirem não apenas pelo seu lado racional, mas também por suas emoções.

Tenha habilidade de negociação

Flexibilidade e habilidade emocional são essenciais para uma comunicação assertiva e solução de conflitos. Ouvir o outro lado é fundamental para entender quais são as reais expectativas e motivações dos parceiros de trabalho, evitando ruídos na comunicação.

Seja um líder comunicador

A comunicação é determinante em qualquer setor da empresa, especialmente para quem exerce o papel de líder. Perceber o outro na sua dimensão total, saber se ajustar a cada estilo de personalidade e ter uma boa oratória potencializam a influência de um bom gestor. Ter a consciência de que é preciso aperfeiçoar sua retórica é essencial para definir o ambiente organizacional e melhorar a colaboração de seus liderados.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer desenvolver sua capacidade de se relacionar e se comunicar no ambiente corporativo, se expressando de forma mais assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com as suas emoções. Ter conhecimento emocional é fundamental para se relacionar de forma mais saudável e construtiva, evitar rompantes agressivos, trabalhar em harmonia e ter autocontrole. Conheça o Método LOTUS e torne-se um profissional pleno, seguro e realize seu trabalho com excelência.

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