O que é a psicologia do desenvolvimento humano

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A psicologia do desenvolvimento humano é um ramo científico que foi criado pelo psicólogo suíço Jean Piaget, que estudou as mudanças de comportamento relacionadas ao longo da vida de uma pessoa, desde a concepção até a morte. Segundo o especialista, os períodos do desenvolvimento são divididos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.

Aspectos do desenvolvimento humano

De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano é abordado a partir de quatro aspectos básicos:

– Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica (a criança que leva a mamadeira à boca);

– Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio (a criança de dois anos que sobe em um banco para alcançar algo que queira pegar no alto);

– Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de o indivíduo integrar suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto (a vergonha que sentimos em algumas situações);

– Aspecto social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas (quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha e outra que lidera).

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano é um produto da interação contínua da hereditariedade e da influência do meio.

– Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. A inteligência pode ser desenvolvida de acordo com as condições do meio em que se encontra;

– Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, com o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível;
– Maturação neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento;

– Meio ambiente: o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget

Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento:

– Período sensório-motor (0 -18 aos 24 meses): neste período a criança desenvolve sua motricidade e seus mecanismos sensoriais, desenvolvendo os mecanismos locomotores (gatinhar e andar) que lhe permitem explorar o meio em que se encontra, ao mesmo tempo em que desenvolve a visão, audição, olfato e tato;

– Pré-operatório (2 a 7 anos): este período se caracteriza pelo desenvolvimento da atividade simbólica, na qual a criança aprende a diferenciar o significante do significado e desenvolve a linguagem;

– Período das operações concretas (7 a 11/12 anos): nessa idade a criança está pronta para iniciar o processo de aprendizagem sistemática. Ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. Há uma transição entre a aceitação das opiniões e ideias dos adultos, no começo do período, para um enfrentamento ao final da etapa;

– Período das operações formais (11/12 anos em diante): já na adolescência, o indivíduo torna-se capaz de lidar com conceitos como liberdade e justiça, tirando conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. Período caracterizado por conflitos no aspecto afetivo;

– Juventude: a personalidade começa a se formar no final da infância, entre oito e 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

Imagem: © Depositphotos.com / vetre

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