O perigo das redes sociais para sua carreira

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

As redes sociais são capazes de revelar a personalidade das pessoas e, por esta razão, as empresas têm buscado cada vez mais essas mídias como ferramenta de recrutamento de profissionais. Portanto, é preciso estar sempre atento à forma como você usa as redes sociais, de modo a não prejudicar sua carreira.

Atitudes que devem ser evitadas nas redes sociais

Confira a seguir alguns erros comuns que devem ser evitados para manter sua privacidade e credibilidade perante o mundo corporativo.

Excesso de exposição da vida pessoal

Antes de divulgar uma foto, ideia ou compartilhar um conteúdo, avalie o que seu chefe e colegas de trabalho pensariam a respeito daquilo que está sendo publicado e imagine o que você pensaria se, em vez de você, fosse algum de seus conhecidos divulgando aquele conteúdo.

Lembre-se: apesar de serem particulares, as redes sociais servem como fonte de informação para o mundo corporativo e, dependendo do conteúdo, podem prejudicar muito sua imagem.

Utilização das redes sociais durante o expediente

Se você vive checando suas redes sociais durante o expediente, fique atento. Muitas empresas entendem que esta atitude demonstra falta de comprometimento com suas tarefas e podem achar até que você está com tempo sobrando para interagir nas redes sociais.

Caso a utilização das redes sociais esteja relacionada ao trabalho e seja benéfica para a empresa, seja pontual nas suas pesquisas.

Indiretas

Muitas pessoas utilizam as redes sociais para desabafar sobre assuntos e questões que estão mal resolvidas com outras pessoas ou internamente. Cuidado com as indiretas, pois elas dão margem para fofocas e estimulam o surgimento de falhas na comunicação.

Comunidades preconceituosas

Comunidades que podem ser vistas como racistas ou preconceituosas podem ser prejudiciais à sua imagem e, por isso, devem ser evitadas. O mesmo vale para grupos e compartilhamento de publicações que demonstrem descontentamento com coisas que fazem parte da vida profissional — como “odeio acordar cedo” e “contando os minutos para as férias”.

Erros de ortografia e gramática

Cuidado para não usar a linguagem descontraída da internet nos meios de comunicação internos da empresa, como e-mails, lembretes, recados e textos. Deixe este tipo de linguagem apenas para a internet, e tome o cuidado de usar o português correto no trabalho.

Manifestar insatisfação com a vida profissional

Cuidado sobre o que fala e compartilha sobre sua satisfação profissional, pois isso pode ser entendido como imaturidade e insegurança. Se você está com problemas profissionais, fale honestamente com seu chefe e com as pessoas que realmente poderão lhe ajudar.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus colegas para que elas também se protejam dos riscos do mau uso das redes sociais.

Imagem: iStock.com / CrailsheimStudio

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter