Marca pessoal: construa uma imagem emocionalmente bem-sucedida!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / myshot Para construir uma imagem pessoal positiva é essencial investir no visual, desenvolver uma comunicação assertiva e adquirir a capacidade de reconhecimento.

Para formar a primeira impressão a respeito de alguém, são necessários apenas alguns poucos segundos. Apesar disso, esta opinião inicial depende de uma grande variedade de fatores, tais como: a aparência, a linguagem corporal, as vestimentas, o tom de voz, o linguajar utilizado e até mesmo a postura do indivíduo. Nesse contexto, para transmitir uma primeira impressão de credibilidade e confiança, é fundamental utilizar esses fatores de forma adequada.

O primeiro passo para construir uma marca pessoal e passar uma imagem emocionalmente bem-sucedida é desenvolver a autoestima. Por isso, comece questionando a si mesmo a maneira como você se enxerga e o que sua imagem transmite para os outros. Lembre-se: o marketing pessoal e a autoestima estão intimamente ligados, e um não existe sem o outro.

Para atribuir valor à sua imagem pessoal, portanto, é necessário desenvolver o autoconhecimento e a autoaceitação, uma vez que ter uma percepção clara de si mesmo possibilita que o indivíduo atribua relevância às suas características positivas, habilidades e competências profissionais e pessoais.

Dicas para construir uma imagem pessoal positiva

Invista no visual

Se adequar ao contexto é fundamental, pois transmite bom senso e respeito. Usar o traje correto e mais adequado ao momento, ter atenção especial para a combinação estética de peças e se preocupar com os cuidados básicos são ações importantes para uma composição atrativa da sua imagem individual.

Desenvolva uma comunicação assertiva

Transmitir as mensagens que você deseja sem parecer arrogante, manipulador ou incisivo é essencial para a construção de uma imagem positiva, assim como saber a hora certa de ouvir e o momento adequado para se expressar. A maneira como você se coloca diante das pessoas e situações fala muito sobre sua habilidade de empatia.

Adquira a capacidade de reconhecimento

Motivar e ajudar as pessoas que convivem com você é a melhor forma de ser lembrado de maneira positiva. Críticas e reclamações são práticas constantes nas relações humanas, seja no ambiente profissional ou na esfera familiar e social. Por isso, quando as pessoas encontram alguém que sabe reconhecer um ponto positivo e fornecer uma palavra de apoio, incentivo ou reconhecimento, este indivíduo automaticamente se torna especial.

Tenha Inteligência Emocional

Saber identificar e lidar com as próprias emoções é uma habilidade que está totalmente relacionada com o desenvolvimento de uma boa marca pessoal. Pessoas que alcançaram o equilíbrio emocional têm mais facilidade para se relacionar, possuem maior habilidade de administrar os conflitos e apresentam facilidade para se colocar no lugar do outro. Todos esses fatores acabam transmitindo uma imagem mais positiva e, por isso, a dica final é que você desenvolva sua Inteligência Emocional.

Posts Relacionados

Como a inteligência emocional pode ajudá-lo a encontrar seu propósito

Leia Mais ►

Descobrir sua vocação é uma jornada de autoconhecimento e exploração.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar