A importância do trabalho em equipe para o seu crescimento como profissional

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© Depositphotos.com / pressmaster Uma equipe de trabalho eficiente é aquela que consegue somar diferentes talentos e habilidades, trabalhando com harmonia.

Um grupo de trabalho é formado por pessoas com diferentes personalidades e formas de pensar e agir. Saber respeitar e lidar com essas diferenças é fundamental para construir relações saudáveis e para o crescimento profissional.

Uma equipe de trabalho eficiente é aquela que consegue somar diferentes talentos e habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados pela organização. Este processo é muito mais complexo do que parece, uma vez que a maioria das pessoas se preocupa apenas em desenvolver suas competências técnicas, sem dar importância para o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais.

Os desafios do trabalho em equipe

Além das questões comportamentais, existem algumas situações que devem ser observadas para evitar o surgimento de dificuldades nas relações interpessoais. São elas:

– Falta de comunicação e baixa troca de experiências entre os membros da equipe;

– Falta de direcionamento e clareza sobre o papel de cada colaborador, o que pode gerar rivalidade e disputas de ego;

– Falta de gestão no que diz respeito à prevenção e gerenciamento de conflitos;

– Excesso de reuniões sem objetivos específicos, somente para cumprir procedimentos;

– Falta de feedbacks individuais, o que pode gerar insegurança e perda de interesse por parte dos membros da equipe.

Habilidades essenciais para trabalhar em equipe

Saber lidar com as emoções

As pessoas podem apresentar diferentes reações em momentos de pressão: nervosismo, agressividade, paralisia, ataques explosivos, entre muitos outros comportamentos possíveis. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença nessas situações.

Conhecer as pessoas da equipe

Você passa a maior parte do seu dia ao lado dos colegas de trabalho. Para tornar a convivência mais produtiva e positiva, portanto, o ideal é se aproximar dessas pessoas: converse com seus companheiros, conheça seus sonhos, entenda suas motivações, compreenda suas limitações e identifique o que eles têm de positivo.

Respeitar as particularidades

Algumas equipes vivem em conflito simplesmente porque as tarefas estão direcionadas de forma equivocada. Saiba explorar o que seus colegas de trabalho têm de melhor e aprenda a lidar com as limitações. Todas as pessoas são boas em algumas coisas e ruins em outras e, se você souber usar o melhor de cada um, criará uma relação positiva com todos.

Tomar cuidado com as críticas

Sempre prefira conversar em particular com a pessoa está sendo criticada. Além disso, tenha o cuidado de sempre fazer críticas que sejam realmente produtivas e possam acrescentar algo para a pessoa.

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