Fracasso escolar: de quem é culpa? Como evitar os efeitos negativos para a criança

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / racorn Existem diversos motivos que podem evitar o efeito negativo das crianças na escola, tais como: bullying, timidez, déficit de atenção e falta de companhamento dos pais.

O fracasso escolar pode estar relacionado a diversos fatores, e geralmente é responsável por gerar uma grande frustração na maioria dos pais. Muitas vezes, por não saberem lidar adequadamente com a situação, os pais optam pela aplicação de castigos para punir a criança que foi reprovada. Essa atitude, porém, pode agravar o quadro e comprometer ainda mais o processo de aprendizagem.

Como evitar os efeitos negativos do fracasso no desempenho escolar

Entenda os motivos

O primeiro passo é entender as causas dos problemas na escola, e muitas varáreis podem influenciar esse quadro. As principais são:

  • Dificuldade de relacionamento com colegas e/ou professores;
  • Estrutura familiar inadequada;
  • Falta de acompanhamento dos pais;
  • Método de ensino da escola;
  • Problemas como déficit de atenção e aprendizagem;
  • Hiperatividade;
  • Timidez;
  • Bullying.

Os pais precisam agir como investigadores e conversar com a criança e professores para descobrir e entender qual é a raiz do problema. Saber como funciona o relacionamento com os colegas, se ele tem o mesmo ritmo de aprendizado do restante da turma e entender traços da personalidade da criança são atitudes fundamentais para encontrar maneiras de solucionar o problema.

Dê carinho e atenção

É muito comum que os pais projetem seus próprios sonhos e objetivos nos filhos. Como consequência, o mau desempenho na escola pode gerar um grande descontentamento e frustração. É importante que os pais saibam que esse tipo de situação também abala a criança e que, neste momento, ela precisa é de atenção e carinho.

Entenda que ter dificuldades na escola não significa que seu filho esteja fadado ao fracasso como profissional. Analise, junto com a criança, quais são as falhas que estão impedindo um bom resultado escolar.

Esteja presente durante todo o ano letivo

Não adianta deixar para agir apenas quando você recebe a notícia que seu filho está de recuperação ou foi reprovado. Observe os sinais durante todo o ano, perguntando como foram as aulas do dia, se interessando pelo resultado de uma prova, indo às reuniões de pais e participando ativamente da vida escolar da criança.

Estimule e sirva de exemplo

Saiba que não adianta cobrar que seu filho estude e leia, se você não dá o exemplo e prefere gastar seu tempo livre com o celular e com a televisão. Mostre interesse no processo de aprendizagem, seja parceiro do seu filho e acompanhe os deveres de casa.

Não sufoque

É função dos pais cobrar uma atitude mais responsável com as obrigações escolares, mas também é preciso cuidado com os excessos. Muita cobrança pode fazer com que criança se sinta pressionada e insegura, o que pode dificultar ainda mais a situação.

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter