Excesso de competitividade: 5 dicas de como evitar que a disputa no trabalho te consuma

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / benschonewille O excesso de competitividade torna o indivíduo ambicioso e inseguro.

Vivemos em um mundo totalmente competitivo. As pessoas estão diariamente disputando cargos, vagas e posições melhores do que as que estão, enquanto as empresas competem em termos de qualidade e serviço. Competir faz parte do mundo corporativo.

A competitividade tem seu lado positivo, já que as pessoas se esforçam para serem melhores que as outras e acabam dando o seu máximo em muitas situações. Mas a competição não deve ser a principal motivadora de um time, pois assim o alcance de bons resultados passa a ser uma prioridade secundária.

Por que as pessoas competem?

Pessoas muito competitivas são inseguras, sofrem de baixa autoestima e falta de autoconfiança. A maioria desses indivíduos não compete para se superar e conquistar o seu lugar, mas para se sentirem melhores que os outros. Elas precisam provar o tempo todo que são capazes, pois essa é a forma que encontram para se autoafirmar e se sentirem bons o suficiente.

Essas pessoas geralmente foram muito cobradas durante a infância, sendo comparadas com os melhores da sala ou do time. Na vida adulta, esses indivíduos tendem a se tornar pessoas perfeccionistas e que acreditam que só terão sucesso se forem melhores que as outras e se destacarem.

Em geral, esses indivíduos se tornam ambiciosos e querem sempre mais: querem ganhar sempre e precisam ser reconhecidas a qualquer custo. Essas pessoas precisam de aplausos e não medem esforços para obter o que desejam, mesmo que isso seja feito por meio de competições desleais.

Como superar a necessidade de competir

Aceite a imperfeição

Pare de se cobrar, de buscar a perfeição e de desejar sempre ser aprovado pelas pessoas. Entenda que você é um ser humano e, como tal, comete erros e acertos. Quanto mais você busca a perfeição, mais se frustra e se sente incapaz.

Não se compare

Toda vez que você se compara, entra em um processo de rejeição, anulando suas qualidades e particularidades. Você foca naquilo que gostaria de ser e deixa de ser quem realmente é. Talvez você não saiba, mas muitas pessoas gostariam de ser como você, ter algumas coisas que você tem, e quem você acha que é perfeito pode estar desejando ser outra pessoa.

Eleve sua autoestima

É apenas gostando de quem você é e se sentindo satisfeito com sua vida que você conseguirá se valorizar e parar de competir com as pessoas. Perceba como está sua autoestima: analise como você se enxerga, reconheça suas competências, suas fragilidades e avalie se é possível gostar de quem é você. Quando você é capaz de se aceitar, tem mais facilidade de se sentir seguro de suas ações e decisões, perdendo a necessidade de ser melhor que as pessoas.

Conquiste o seu lugar

Cada pessoa tem o seu lugar, seu talento e sua luz. Vá em busca do que é seu e deixe que as pessoas saiam atrás do que é delas. Abandone a necessidade de ser o melhor e adote o hábito de dar o seu melhor.

Autoconhecimento e autoconfiança

Para sair do jogo da competição, é fundamental vencer a insegurança e aprender a confiar e gostar de si mesmo. A melhor forma de fazer isso é por meio do autoconhecimento, pois você certamente não confia em alguém que não conhece.

Apenas pessoas que não se amam e não se aceitam possuem o desejo de ser igual a outra pessoa. Se você quer descobrir que é um ser único e maravilhoso, precisa olhar para você e para sua história de vida, conhecendo a si mesmo de maneira verdadeira e profunda. Quer saber como? Conheça o Método LOTUS e comece uma história de amor com você.

Posts Relacionados

A autoconfiança é uma qualidade essencial para uma vida feliz

Leia Mais ►

Definição de Gatilhos Emocionais Gatilhos emocionais são estímulos externos ou

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar