Entenda a diferença entre psiquiatra e psicólogo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

desenho de cérebro humano
O psiquiatra pode ser definido como o médico do corpo e do cérebro, enquanto o psicólogo trabalha com a psique e a alma.

Por serem áreas de atuação que tratam do ser humano, é muito comum que as pessoas confundam os papeis entre psiquiatra e psicólogo. Em alguns casos, são profissionais complementares, ou seja: atuam juntos em um mesmo caso, sendo que o paciente faz psicoterapia com o psicólogo e o tratamento medicamentoso com o psiquiatra.

De forma resumida, podemos entender o psiquiatra como o “médico do corpo e do cérebro”, enquanto o psicólogo é o “médico da alma e da psique”.

Principais diferenças entre psiquiatra e psicólogo

Psiquiatra

Profissional da medicina que se especializou na psiquiatria, área que trabalha na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das patologias mentais. Logo que surgiram, no século 18, os psiquiatras trabalhavam apenas em hospícios. Por isso, muitas pessoas ainda acreditam que o psiquiatra trata pessoas loucas.

O psiquiatra utiliza medicamentos para tratar o adoecimento mental. Seu foco é a identificação de uma desordem mental e a realização do tratamento por meio de ajuste da medicação e acompanhamento do quadro. O principal objetivo dos medicamentos é a redução dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente.

A duração do tratamento varia conforme a resposta do paciente e o tipo de patologia, sendo que algumas desordens mentais necessitam de medicação constante. É o caso, por exemplo, da esquizofrenia e da bipolaridade.

Psicólogo

O psicólogo tem formação superior em Psicologia, ciência que estuda os processos mentais (emoções, sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Ele pode escolher se especializar em alguma abordagem específica, como Terapia Cognitiva Comportamental.

Por meio de conversas e técnicas psicoterápicas, este profissional busca identificar as causas que levaram o paciente ao adoecimento mental ou ao comportamento disfuncional.

O psicólogo tem foco no comportamento humano e nos processos mentais, buscando compreender o paciente em sua dimensão biológica, psíquica e social. A partir dessa compreensão, ele sugere formas de promover transformação e proporcionar uma vida mental mais saudável e harmoniosa.

O tratamento geralmente é realizado por meio de encontros semanais, com duração de 50 minutos a 1 hora. A duração do tratamento depende da abordagem e do caso do paciente, variando de meses a anos.

Atualmente, além de tratar das doenças psicológicas, o psicólogo proporciona autoconhecimento e consciência para que o ser humano aprenda a lidar de uma forma mais leve com as adversidades da vida. Uma pessoa que conhece a si própria melhora a autoestima, a autoconfiança, as relações interpessoais e, consequentemente, a satisfação na vida.

Imagem: © Depositphotos.com / Andreus

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Tornando-se Menos Frágil Através da Inteligência Emocional A fragilidade emocional

Leia Mais ►

Ciclos repetitivos e prejudiciais podem nos prender, impedindo o crescimento

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar