Dia da saudade: dicas de como esquecer alguém que te faz sofrer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / 5PH A saudade pode ser um sentimento bastante doloroso, por isso ficar atento para que esse sentimento não se torne um algo excessivo.

O dia 30 de janeiro é marcado pelo Dia da Saudade, um sentimento que não pode ser traduzido em palavras e sequer existe em um em diversas línguas do mundo. Apesar disso, a saudade é tema central da maioria das obras de literatura e letras de música.

Todas as pessoas certamente já sentiram saudade de algo ou alguém, e ela pode até ser um sentimento gostoso e positivo — especialmente quando diz respeito a algum momento feliz. Por outro lado, a saudade também pode ser um sentimento doloroso e que traz sofrimento. Em geral, a saudade que causa dor tem relação com relacionamentos abusivos, traições, paixões proibidas, amores não correspondidos ou até mesmo aquele doloroso “não te amo mais”.

Quando um indivíduo está apaixonado, regiões do cérebro associadas aos vícios (álcool, cigarro e cocaína) são ativadas e é preciso estar atento para que a tristeza causada pelo fim do relacionamento não se torne um ciclo vicioso. Neste caso, é necessário um esforço consciente para seguir em frente e esquecer a pessoa que está causando todo esse sofrimento.

Causas da tristeza amorosa

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional, em que a pessoa projeta suas expectativas e felicidade no outro e passa a depender da pessoa amada para ser feliz. Em geral, pessoas inseguras e que sentem muito medo de assumir a responsabilidade sobre a própria vida tem mais dificuldade em passar por esse processo.

Dicas para esquecer e superar

Fuja do clico vicioso

Da mesma maneira que um dependente de álcool precisa cortar todas as bebidas alcoólicas, superar a dependência emocional exige que você fique longe de tudo o que possa remeter à pessoa que te causa sofrimento. Pelo menos por um tempo, evite olhar fotos, não espie redes sociais e deixe de frequentar os mesmos locais que o outro.

Cuide de você

Mude o foco e passe a dar prioridade para você. Invista em projetos que tragam benefícios para sua vida pessoal e profissional, como um esporte, um curso ou uma viagem.

Trabalhe sua autoestima

Cuide da sua autoestima e comece a gostar de quem você é, aceitando suas fraquezas e ressaltando suas forças

Aposte na ocitocina e dopamina

A ocitocina é conhecida como o “hormônio do amor” e, quando estamos sofrendo por alguém, é natural que os níveis dessa substância caiam drasticamente. A dopamina, por sua vez, é responsável pela sensação de prazer e recompensa.

Portanto, procure fazer coisas que aumentem os níveis destas substâncias no seu organismo: faça exercícios físicos regulares, tenha uma alimentação saudável e reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.

Perdoe e encerre a história

Guardar mágoas é como tomar uma dose de veneno todos os dias: só faz mal à sua saúde e torna o recomeço cada vez mais difícil. Não culpe ninguém pelo seu sofrimento, uma vez que é você o principal responsável por sua felicidade.

Dê tempo ao tempo

O tempo é muito poderoso, e você precisa confiar nele. Durante o período de sofrimento, é natural que os dias pareçam se arrastar, mas isso passa. Preencha seus dias com atividades que façam bem a você, contribuam para seu desenvolvimento e espere.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você deseja transformar sua vida, encontrar força e coragem para recomeçar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS — um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter