Como me valorizar mais? Conheça o Complexo de Wendy e entenda os motivos do seu comportamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photography33 Para deixar de satisfazer apenas o desejo dos outros e começar a pensar mais em você, é muito importante saber dizer não, investir em autoconhecimento, parar de se cobrar tanto e rever suas crenças limitantes.

O complexo de Wendy é caracterizado pela necessidade constante de cuidar, atender e satisfazer o desejo do outro. Mais comum em mulheres, o nome da síndrome é inspirado na jovem Wendy, fiel amiga de Peter Pan, que se encarrega de cuidar e assumir todas as responsabilidades da vida adulta que Peter Pan se recusa a aceitar.

O complexo é geralmente acompanhado do medo da rejeição, insegurança e necessidade de aceitação. Confira os principais sintomas:

  • Conceito equivocado de amor, que pode se apresentar como sacrifício;
  • Perfeccionismo e excesso de culpa quando erram;
  • Tendência a assumir responsabilidades de terceiros para se sentirem importantes e amados;
  • Busca pela aprovação e aceitação do outro;
  • Baixa autoestima e insegurança;
  • Crença de que, sem a sua ajuda, as pessoas são incapazes de realizar determinadas tarefas.

Complexo de Wendy: como se valorizar mais?

Para eliminar este tipo de comportamento, é necessário olhar para os seus relacionamentos e reconhecer o problema. Confira algumas dicas que a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) preparou e entenda que é possível investir em maneiras mais saudáveis de se relacionar:

Aprenda a dizer não e delegue tarefas

Aprender a dizer não é fundamental para o amadurecimento emocional. A dificuldade em negar algo para alguém está intimamente ligada ao desejo de ser aceito e ao medo da rejeição. Entenda que, ao ignorar sua vontade de dizer não, você acaba deixando seus desejos em segundo plano, assim como suas verdadeiras vontades. Aprenda a delegar as tarefas e evite ter uma postura centralizadora nos relacionamentos.

Invista em autoconhecimento

Olhar para si mesmo e entender quais são suas características positivas e negativas é o primeiro passo para desenvolver a autoaceitação. Dessa forma, é possível lidar de forma saudável com os pontos que precisam ser melhorados e valorizar suas habilidades e qualidades. O autoconhecimento é fundamental para ter uma autoestima elevada e para canalizar sua energia no desenvolvimento pessoal.

Pare de se cobrar tanto

Evite ficar se culpando quando algo não sair conforme o planejado ou se criticar por falhas eventuais. Tome cuidado com a necessidade de tentar agradar os outros e entenda que todo erro é importante para o aprendizado e desenvolvimento. Lide com as falhas e dificuldades de maneira mais saudável, sem permitir que os contratempos abalem sua autoestima.

Reveja crenças limitantes

Muitas pessoas carregam crenças limitantes e padrões de comportamento que paralisam sua evolução. Reflita sobre a maneira como você se comporta nos seus relacionamentos e perceba que a insegurança e a necessidade em ser aceito podem estar impedindo que você avance em determinados pontos da sua vida. Canalize sua energia em si mesmo, olhe para os gatilhos que geram esses comportamentos e tente entender como eles se instalaram dentro de você. Assim, é possível iniciar um processo para dissolver essas crenças e passar a lidar de forma mais saudável como você e com os outros.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Ao entender como as emoções interferem no seu comportamento e interagem na sua rotina, você passa a escolher de forma consciente os seus comportamentos. Assim, você poderá agir e não reagir diante das situações cotidianas. Conheça o Método LOTUS — um treinamento de imersão que irá possibilitar um mergulho profundo nas próprias emoções e mudará a maneira como você se relaciona com as pessoas e com você mesmo.

 

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter