Vigorexia: conheça os principais sintomas da doença e sua ligação com a autoaceitação

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Khakimullin Aleksandr Vigorexia é um transtorno que faz com que o indivíduo nunca se sinta satisfeito com o seu corpo.

A vigorexia é um transtorno de ansiedade que faz o indivíduo sentir uma insatisfação constante e uma preocupação excessiva com o próprio corpo. Como consequência desses sentimentos, a pessoa se dedica exaustivamente à prática de exercícios físicos. Mais comum entre os homens, este distúrbio recebe o nome de Transtorno Dismórfico Muscular ou complexo de Adônis.

A principal característica dos vigoréxicos é o desconforto e vergonha de seus corpos. Para tentar resolver a questão, esses indivíduos abusam dos exercícios físicos e consomem anabolizantes e esteroides em excesso, com a intenção de aumentar a massa muscular. Mesmo quando estão em ótima forma física, essas pessoas apresentam visão distorcida do próprio corpo e têm uma percepção equivocada em relação à autoimagem.

Este problema, que tem início com uma simples vaidade ou preocupação com a saúde, a longo prazo pode causar sérios problemas psicológicos e aumentar o risco de que a pessoa desenvolva lesões hepáticas, disfunções sexuais, doenças cardiovasculares e câncer de próstata.

A influência da mídia e a pressão dos padrões culturais são fatores que podem desencadear esse transtorno, principalmente em pessoas mais introvertidas — que buscam um corpo perfeito para compensar a timidez e o sentimento de inferioridade.

Principais características de pessoas que sofrem com o problema

Sintomas da Vigorexia

  • Depressão;
  • Desenvolvimento de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia;
  • Insônia;
  • Tendência a automedicação;
  • Insatisfação constante e extrema com a estrutura muscular;
  • Fazer exercícios mesmo quando está sentindo dor ou lesionado;
  • Abandonar a vida pessoal para treinar;
  • Abuso de esteroides e cirurgias plásticas;
  • Pensamentos suicidas.

A vigorexia é uma compulsão — assim como o abuso de álcool, o vício em compras ou em comida. Quem sofre com alguma compulsão desenvolve um mecanismo inconsciente que geralmente começou a partir de uma maneira de obter prazer imediato ou tentativa de aliviar um desconforto. A recompensa obtida reforça a pessoa a repetir o comportamento, desenvolvendo a compulsão.

Para vencer transtornos compulsivos é necessário perceber quais gatilhos emocionais estão relacionados aos comportamentos prejudiciais e identificar o que te faz agir dessa forma. Lidar com as emoções e direcionar cada uma delas é essencial para não descontar o desequilíbrio emocional em nenhum tipo de compulsão.

A Inteligência Emocional é uma excelente aliada para quem quer vencer qualquer tipo de descontrole, uma vez que o entendimento das emoções permite que o indivíduo encontre alternativas para aliviar pressões e resolver conflitos internos. Conheça o Método LOTUS, um treinamento que propõe o entendimento da raiz dos problemas que levaram ao desenvolvimento das doenças e dos desequilíbrios emocionais.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter