Trabalho em equipe: as principais dificuldades

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Um grupo de quatro pessoas está reunido e conversando em volta de uma mesa. Eles tem em mãos, um tablet, um copo de café, uma xícara e um notbook. Ao lado está o título: Trabalho em equipe: as principais dificuldades.

Você sente dificuldades em executar atividades que exijam a participação e interferência de outras pessoas? Ou seja, um trabalho em equipe?

Para muitas pessoas é normal se sentir receoso nessas situações. Então, vamos entender o porquê, e como superar esse desconforto.

O primeiro passo para entendermos esse fenômeno, é entender o fator motivacional de você se sentir dessa forma. Existem dois casos mais comuns, que geralmente são associados ao individualismo ou à insegurança.

Individualismo

No caso de ser associado ao individualismo, se trata de problemas em conseguir ouvir e aceitar ideias e propostas que não vieram de você.

É compreensível, que quando participamos de um projeto que nos deixa entusiasmado, e nos dedicamos para ter os melhores resultados, tendenciamos a acreditar que tudo que as melhores ideias virão de você, pois você está se esforçando para isso. Porém é preciso entender que, em um trabalho em equipe, você consegue ser muito mais assertivo, quando tem a oportunidade de ouvir opiniões de uma diversidade maior de pessoas trabalhando como o mesmo objetivo. Você deve considerar que são diferentes pontos de vista, e que cada um deles só tem a agregar. Até porque, grandes projetos exigem maior trabalho, e consequentemente, mais pessoas envolvidas.

Insegurança

Já, o caso da insegurança, se trata do indivíduo que não consegue trabalhar em equipe, pois, não consegue expressar o que pensa. Geralmente, por vergonha ou medo de ser ridicularizado pelas suas ideias.

Nesses casos, a pessoa acaba não demonstrando sua dificuldade para o grupo em que está trabalhando, mas com certeza, ele a sente, e acaba sendo mais prejudicial para ele mesmo do que para o andamento do projeto em si.

Claro, é preciso pensar em todas as grandes ideias que acabam se perdendo pelo caminho por causa dessa insegurança, e que, consequentemente, o resultado não alcance todo o potencial que tinha. Mas sem sembra de dúvidas, sentir medo de colocar o que pensa, é muito pior para quem sofre com essa falta de autoconfiança.

Como melhorar o desempenho nos trabalhos em equipe

Em cada um dos dois casos, podemos notar que são problemas enraizados nas pessoas que sofrem com eles. Provavelmente, são comportamentos que adquiriu no decorrer da infância, em experiências de trabalho em equipe ou grupo que não foram muito felizes. Dessa forma então, fixou um desses padrões de comportamento como um mecanismo de defesa para essas situações.

O que você deve fazer então, é buscar a verdadeira raiz desse comportamento. Entender o que te feriu no passado, para tratar e deixar de interferir no seu presente e futuro.

Então, vamos começar essa jornada e olhar para dentro?

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter