6 dicas para aumentar a autoconfiança

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / peshkova Ter autoconfiança é essencial para fazer com que qualquer sonho se torne realidade.

A autoconfiança é essencial para realizar qualquer coisa na vida. Se você tem um sonho, mas não se sente capaz de realizá-lo e não confia em si mesmo para isso, dificilmente conseguirá fazer com que ele se torne realidade.

Para confiar em uma pessoa, você precisa primeiro conhecê-la, certo? Esta mesma ideia se aplica a você: para ter autoconfiança, você precisa de autoconhecimento. Ou seja, para ter autoconfiança é necessário saber quais são suas potencialidades e pontos fracos, conhecer seus sonhos, ter visão clara das coisas que você gosta e entender quem você realmente é.

Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e transmitir confiança para os outros. Por outro lado, sempre que você duvida de sua capacidade, mais você perde oportunidades e dá motivos para que os outros desconfiem de você.

Dicas para aumentar a autoconfiança

Saiba no que você é bom

Para que as pessoas te procuram? O que você faz de olhos fechados? Quais características positivas te fazem realizar os seus sonhos? Identifique seus talentos e habilidades, aprendendo a confiar em você mesmo.

Reflita sobre a sua capacidade de realização

Você já refletiu a respeito de todos os desafios que conseguiu superar na vida? Quantos sonhos você já realizou? Quantas pessoas já ajudou? O quanto você já aprendeu e evoluiu com as experiências? Por mais que você duvide disso, você nasceu com a capacidade de realizar, transformar e de fazer qualquer movimento em sua própria vida.

Reveja suas crenças

Quantas coisas você já deixou de realizar por não se sentir capaz? Perceba quais foram os pensamentos que impediram você de fazer determinada tarefa e tente descobrir como essas crenças limitantes nasceram e quem disse que você não era capaz.

Não supervalorize as pessoas

O ser humano tem o hábito de enxergar apenas o que os outros têm de bom, enquanto identifica seus próprios defeitos e incapacidades. Como consequência dessa tendência, as outras pessoas sempre parecem mais inteligentes, capazes, organizadas e felizes.

Se comparar com outras pessoas e sentir inveja dos outros é uma das maiores armadilhas da autoconfiança. Toda vez que você sente e necessidade de se comparar com alguém, é porque não está aceitando a si mesmo. Talvez você não saiba, mas provavelmente existem pessoas que gostariam de ter algumas qualidades ou coisas que você possui, ao mesmo tempo em que alguém que parece perfeito pode estar desejando ser outra pessoa. Sempre seja você mesmo e saiba confiar em suas capacidades.

Sinta-se merecedor

Quantas vezes você duvidou de um elogio que recebeu, não se sentiu merecedor de um presente ou até mesmo do amor de alguém? Saiba acreditar, receber e agradecer por cada coisa que chega até você, se conectando cada vez mais com a energia do merecimento.

Aprenda a lidar com as emoções

Pessoas que têm Inteligência Emocional sabem controlar e lidar com as emoções sem deixar que elas interfiram negativamente em suas vidas. Além de lidar com as emoções de forma positiva e segura, essas pessoas são capazes de compreender que todos possuem limitações e fraquezas que devem ser respeitadas, sendo menos críticas em relação a elas e aos outros.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter