Inscreva-se para receber nossa newsletter

Você sabe o que é responsabilidade afetiva e qual a sua importância para nos relacionarmos de forma saudável com o outro?

Pois, esse é exatamente esse o nosso tema de hoje.

De forma simples e resumida, ser uma pessoa com responsabilidade afetiva, nada mais é, do que se comunicar de forma sincera e respeitar acordos de relacionamentos.

Responsabilidade afetiva em prática

Não é difícil, nos dias de hoje, conhecer alguém que fez ou que passou por uma situação de estar conhecendo, ou até mesmo se relacionando com alguém, e do nada essa pessoa simplesmente desaparece, para de responder às mensagens e nunca mais dá notícias. Essa forma fria e distante que muitos se relacionam, pode ser uma forma de tentar se proteger de se machucar.

Parece que nós estamos constantemente buscando por algo novo e acabamos não dando valor ao que já conquistamos. 

Adotar a responsabilidade afetiva é o mínimo da empatia com o outro. Você jamais fará com ele, o que você não gostaria que fizessem com você. Se trata de não ser egoísta e não menosprezar o sentimento alheio para priorizar somente suas vontades.

Responsabilidade afetiva e sinceridade em relacionamentos: Uma via de mão dupla

Contudo, na prática, não é tão simples como parece. Até porque, falando dessa forma, imagino que realmente, pareça como o básico em qualquer relação entre duas pessoas. A questão é que, não basta exigir do outro a responsabilidade afetiva se você não agir com maturidade emocional de saber conversar e também ser sincero sobre o que você espera dele e da relação entre vocês.

Então, se você já passou por uma situação de se relacionar com alguém, e acredita que essa pessoa não teve consideração com seus sentimentos, e portanto, não teve a responsabilidade afetiva que você esperava, essa pessoa, ela sabia de suas reais intenções? Ela sabia o que você esperava dela? Ela sabia o que você esperava da relação de vocês?

A responsabilidade afetiva é algo indispensável, mas a comunicação e a sinceridade são ainda mais. Principalmente se considerarmos a forma como as pessoas estão normalizando cada dia mais os relacionamentos volúveis.

Entenda também, como lidar com a rejeição em um relacionamento Aqui.

Empatia sempre!

Considere os sentimentos do seu parceiro.

Então, dentre tudo que abordamos neste artigo, o que esperamos que você entenda é que a empatia é a base para você desenvolver todas as capacidades necessárias dentro de um relacionamento saudável, como a responsabilidade afetiva e a maturidade emocional de saber ser sincero e expôr para seu parceiro, suas necessidades, vontades, angustias, e tudo que irá te fazer mal em guardar.

No final, tudo se trata de amar de forma respeitosa com o outro e com você mesmo!

Portanto, não deixe mais que relacionamentos que podem ser incríveis, se desgastem, ou até mesmo cheguem ao fim por medo. Comece imediatamente seu processo de amadurecimento emocional!

Leia também sobre relacionamentos frios Aqui!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter