Pais e filhos: dificuldade em dar atenção para os seus filhos? Confira 6 dicas que podem mudar isso

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / markcarper Entre nas brincadeiras dos seus filhos, participe e saiba interagir com eles

Em um mundo extremamente rápido e interligado, de relações efêmeras e distantes, até mesmo a relação entre pais e filhos podem apresentar dificuldades. Muitas vezes, os pais têm dificuldade em demonstrar os sentimentos aos próprios filhos. Pode ser pelo fato de não terem recebido carinho e atenção suficiente durante a própria  infância, ou até mesmo por questões emocionais que não foram resolvidas, essas pessoas não conseguem mostrar seu amor aos filhos.

Combinando essas feridas da própria infância, os bloqueios sentimentais e a dedicação total ao trabalho e, consequentemente, a terceirização da criação, é normal ver muitos pais substituindo essa falta de carinho por presentes e coisas materiais.

Quais as dificuldades emocionais geradas por uma relação complicada entre pais e filhos para a criança?

  • Falta de firmeza e de autoconfiança por sempre ter realizações e talentos minados
  • Dificuldade em impor limites
  • Bloqueios internos em diversas esferas da vida que impedem o crescimento pessoal
  • Falta de confiança e estabilidade em relacionamentos futuros
  • Atitudes escapistas e criação de barreiras que a uma pessoa tornam fechada e introvertida
  • Grande sensibilidade quando em frente à críticas Replicação da relação que teve com a mãe/pai em relacionamentos com parceiros

Como melhorar a relação entre pais e filhos?

Escute mais

Seja paciente, escute e dê a eles sua vez de falar. Preste atenção, converse, entenda seus problemas e esteja ao lado para ajudar. É importante que eles saibam que você sempre estará presente.

Brinque mais

Crianças são criativas e conseguem inventar uma brincadeira nova até em uma sala vazia. Entre nas brincadeiras dos seus filhos, participe e saiba interagir com eles: vá jogar bola, brincar de pega-pega, de boneca ou faça uma cabana com lençóis; use sua própria imaginação para aproveitar com eles.

Dê atenção: participe mais da vida deles

Seja participativo! Busque saber sobre o que aconteceu na escola, o que o coleguinha fez ou o que ele aprendeu no dia. Se interesse pelos assuntos dos seus filhos, esteja mais com eles e realmente faça parte da sua infância.

Dê carinho

Todo mundo precisa de carinho. Fale eu te amo, deseje um bom dia ao acordar, passe um tempo com eles. Abrace, dê um beijo, insira nas atividades de casa, como assistir TV ou até cozinhar juntos. Estar presente vai valer muito mais do que qualquer coisa material que você poderia dar.

Leve-o para passear

Tente ir para lugares legais e diferentes da sua casa. Vá para o shopping patinar no gelo, andem de bicicleta na ciclovia ou saiam para ir fazer um piquenique no parque. Aproveite seu tempo livres para se divertir com seus filhos.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quer melhorar a relação entre pais e filhos e acabar com bloqueios e conseguir dar mais carinho para os seus filhos, conheça o Método Lótus e seja você a mudança que você quer ver na sua família.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter