O que fazer para superar problemas emocionais vividos na infância

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / gstockstudio Alguns traumas vividos durante a infância podem causar sequelas que duram até a vida adulta, e é importante ressignificar essas experiências para não sofrer ainda mais.

Os problemas emocionais fazem parte da vida de qualquer pessoa, e começam a ser desenvolvidos desde a vida intrauterina — quando os bebês sentem e registram todas as emoções das mães e pais. Ainda dentro da barriga, o bebê não consegue identificar a causa de um medo ou um momento de tristeza vivido pela mãe e acaba simplesmente registrando a emoção como se fosse dele.

Algumas pessoas realmente passaram por problemas reais que trouxeram dor emocional — como rejeição, abandono, maus tratos e abusos —, mas a maioria dos problemas emocionais são resultado das interpretações do inconsciente. Por isso, a Inteligência Emocional considera que todas as pessoas carregam algum tipo de dor emocional, seja ela real ou interpretativa.

Um exemplo de interpretação distorcida ocorre quando a mãe sai para trabalhar e o filho sente que foi abandonado. Neste caso, a criança não tem consciência de que a mãe irá voltar em algumas horas, e apenas sente o vazio do amor materno e uma sensação de abandono. Isso fica registrado no subconsciente da pessoa, fazendo com que ela crie padrões para se proteger da dor ou para suprir as necessidades de amor e proteção.

Como superar os problemas emocionais da infância

Algumas feridas da infância podem causar sequelas emocionais na vida adulta. Para evitar problemas, é importante ressignificar essas experiências e superar as questões de modo a não sofrer mais com acontecimentos do passado.

Uma criança que foi humilhada publicamente ou vivia sendo criticada pelos seus pais, por exemplo, pode desenvolver timidez excessiva ou até uma fobia social. Se a criança viveu experiências de abandono, pode desenvolver um padrão de comportamento destrutivo para suas relações.

O mais importante é resgatar as lembranças e identificar quais situações mais marcaram a sua infância de forma negativa. A partir disso, busque o propósito e o aprendizado por trás dos seus problemas: o que tudo isso te ensinou? Quem você se tornou após ter vivido e sobrevivido a essa dor?

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional promove o conhecimento sobre suas emoções e história de vida. A partir dessa consciência, é possível trabalhar e ressignificar cada problema até que a dor se dissolva.

Se você quer superar os problemas emocionais da infância e dar um novo sentido às histórias da sua vida, conheça o Método LOTUS — um treinamento que proporciona um profundo mergulho em suas emoções, trazendo as respostas que você sempre buscou fora de você.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter