Como superar e vencer a timidez excessiva

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A timidez está muito relacionada ao medo: de ser avaliado, criticado, humilhado e ignorado. Geralmente inconsciente, este medo funciona como um mecanismo de defesa que faz o indivíduo avaliar a situação antes de agir, muitas vezes ficando paralisado. Se você sente esse medo em sua vida, mesmo em momentos em que não há ameaça, pode estar sofrendo de timidez crônica.

O que é timidez crônica?

A timidez crônica é caracterizada por um grau de timidez que chega a interferir nas escolhas e comportamentos da pessoa afetada. Dependendo do estágio, a pessoa pode passar a evitar algumas situações para se proteger dos seus medos, passando a se isolar e sentir muita vergonha, tristeza e solidão.

Quando não tratada de forma adequada, a timidez crônica pode fazer com que a pessoa desenvolva fobia social e tenha a vida totalmente prejudicada, já que suas escolhas geram afastamento e isolamento.

Os principais sintomas da timidez crônica são:

– Dificuldade para falar com pessoas desconhecidas e fazer amigos;

– Dificuldade de falar em público;

– Dificuldade em lidar com situações novas;

– Crises de ansiedade;

– Insegurança;

– Medo de estar sendo ridículo diante dos outros;

– Preocupação excessiva com o que as pessoas pensam a seu respeito.

Causas da timidez excessiva

A timidez excessiva pode começar na infância, na adolescência ou na vida adulta. Veja as principais causas que levam ao desenvolvimento de timidez excessiva:

Gravidez não planejada, conturbada ou escondida: a pessoa não se sente bem-vinda à maioria dos lugares, como não se sentia no útero materno;

Bullying durante a infância: ofensas mexem com a autoestima e geram muita insegurança, fazendo com que a pessoa cresça insegura e preocupada em ser aceita e aprovada pelos outros;

– Críticas e cobranças em excesso durante a infância: a criança se sente um fracasso, e cresce com essa crença. Além disso, ela não aprende a lidar direito com as críticas, sente muito medo de errar e do que vão pensar dela;

– Criança que não aprendeu a lidar com as emoções: quem não aprendeu a lidar com as próprias emoções durante a infância tende a se tornar um adulto que prefere se esconder em vez de correr o risco de se descontrolar emocionalmente na frente das pessoas;

– Ausência de elogios: falta de estímulos durante a infância traz a sensação de que a pessoa apenas erra e que nada do que ela faz é suficiente.

Como vencer a timidez excessiva

Para vencer a timidez excessiva, é preciso que todas essas questões sejam devidamente compreendidas e ressignificadas. Veja algumas formas práticas que podem ajudar a superar a timidez:

Entenda sua timidez

Perceba quais são as situações que deixam você mais tímido: falar em público, conversar com uma pessoa desconhecida, participar de uma conversa sobre um assunto que você não domina, ser elogiado, ser criticado. Ao tomar consciência dos gatilhos que trazem a timidez, você conseguirá trabalhar cada um deles separadamente.

Reconheça seus talentos e habilidades

Todas as pessoas têm forças e fraquezas, talentos e limitações. Talvez você não saiba, mas você é bom em muitas coisas.

Pense: o que você gosta muito de fazer e faz com facilidade? Para que as pessoas lhe procuram? Seus talentos estão relacionados às coisas que você gosta de fazer e consegue realizar com facilidade. Saber que você é bom, mesmo com algumas dificuldades e limitações, trará a segurança que necessária para você se relacionar com as pessoas.

Aprenda a lidar com erros

Entenda que todas as pessoas erram, e que nenhum erro é intencional. Por mais que você tenha sido muito cobrado em algum momento da sua vida, chegou o momento de aceitar os erros, aprender com eles e se punir menos. Se você é capaz de lidar com seus erros e com os das pessoas, passará a se preocupar menos com o que pensam a seu respeito.

Lembre-se de suas conquistas

Você certamente já realizou muitas coisas em sua vida. Lembrar de suas conquistas faz você relembrar o quanto é capaz e tem o suficiente para ser feliz. Pela manhã, relembre pelo menos de uma realização de sua vida, e comece o dia com coragem.

Imagem: © Depositphotos.com / ra2studio

Posts Relacionados

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter