Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Nikodash Existem vários tipos de atenção, sendo que alguns são conscientes e outros são automáticos.

Com tantas distrações e estímulos externos, muitas pessoas podem apresentar dificuldade para fazer com que a mente se mantenha focada nas tarefas do dia a dia. A capacidade de atenção consiste na habilidade do cérebro filtrar o que realmente é importante e excluir as distrações. A psicologia afirma que existem vários tipos de atenção, sendo que alguns são conscientes e outros são automáticos. Entenda melhor a seguir:

Tipos de atenção

Atenção concentrada ou concentração

A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho. Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.

Atenção alternada

Ainda considerando o exemplo da aula, se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usado no trânsito: quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.

Atenção sustentada

A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.

Atenção seletiva

Esse é um tipo de atenção consciente, quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada. É a atenção que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando na sala de aula, o celular tocando e o barulho dos carros na rua. Você escolhe excluir as distrações ao redor para que o cérebro fique concentrado no que o professor está falando.

A relação entre a atenção e as emoções

Muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar e manter a atenção por conta de questões emocionais. A falta de atenção é uma das maneiras que os indivíduos encontram para se proteger dos erros e das inseguranças, dois sentimentos sabotadores e que geralmente levam à procrastinação.

Se você não se sente seguro para realizar determinada tarefa, inconscientemente cria formas de não a realizar. Isso acontece muito com pessoas perfeccionistas, que têm muito medo de errar e preferem se sabotar para não correr este risco. Saber lidar com suas emoções, portanto, é uma excelente maneira de aumentar o foco e a atenção, sendo mais eficiente em suas tarefas.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

O corpo físico é um reflexo das nossas emoções, crenças e pensamentos. Entenda como isso pode influenciar no surgimento de doenças e dores emocionais.

Leia Mais ►

Entenda de uma vez o que é a BNCC, quais são as 10 competências socioemocionais estabelecidas e o impacto disso na sociedade.

Leia Mais ►

De forma clara e simples, onde não há consentimento, há assédio. Confira os tipos de assédio e como lidar com essa situação.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter