É preciso entender que entre a timidez e a fobia social, há uma grande diferença. Conheça os principais sintomas desse transtorno!
É preciso entender que entre a timidez e a fobia social, há uma grande diferença. Conheça os principais sintomas desse transtorno!


Também conhecida como transtorno de ansiedade social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC), a fobia social é definida pelo “medo extremo de ser observado pelos outros, evitando qualquer tipo de interação social”.

Um estudo divulgado pelo National Institute of Mental Health, estimou que 7,1% dos adultos dos EUA apresentaram sinais de fobia social em 2018 e 12,1% sofreram esse transtorno em algum momento de suas vidas.

Pessoas nessas condições ficam apavoradas com a ideia de serem avaliadas negativamente em público, temendo até mesmo a humilhações.

Esse medo a impede de alcançar seus sonhos e metas. Por isso, a conscientização é extretamente importante para que as pessoas busquem ajuda.

Entre a timidez e a fobia social, há uma grande diferença.


Quais são os sintomas da fobia social?

É preciso ficar atento aos sintomas físicos e emocionais da fobia social, pois afetam diretamente a rotina diária da pessoa.

Situações cotidianas como usar banheiros públicos, iniciar conversar, manter um relacionamento amoroso, entrar em uma sala cheia de pessoas etc., acabam sendo o maior dos temores.

Preste atenção nos principais sinais emocionais:

  • Pensamento negativo sobre si;
  • Atenção excessiva ao próprio comportamento;
  • Medo de interagir com outras pessoas por mais de seis meses;
  • Receio em ser o centro das atenções;
  • Ansiedade desporporcional à situação.


Sintomas físicos:

  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Dificuldade em recuperar o fôlego;
  • Tontura;
  • Tremor nas mãos;
  • Alteração na voz.


Veja mais: “5 dicas para perder o medo das pessoas”

A Inteligência Emocional pode ajudar?

A Inteligência Emocional busca a origem de cada trauma ou interpretação realizada de modo prejudicial na primeira infância e gestação.

Reconhecendo os gatilhos do momento que se originou aquele medo, a pessoa passa a ter consciência emocional sobre si, conseguindo fazer uma profunda reflexão sobre seus comportamentos, padrões e crenças limitantes.

Em nosso treinamento LOTUS – Inteligência Emocional, muitas pessoas já venceram a fobia social, isso significa que você também pode.

Que tal dar o primeiro passo para a transformação acontecer? Se você conhece alguém que esteja essa condição, compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

20 frases de incentivo para você fazer parte do Outubro Rosa! Confira!

Leia Mais ►

Saber reconhecer as emoções e como elas influenciam suas ações é fundamental para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.

Leia Mais ►

Confira essa entrevista exclusiva para compreender um pouco mais sobre a doença que hoje, é considerada a “doença do século”.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter