Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / sabphoto A ansiedade nos jovens é bastante comum durante a transição para a avida adulto, devido as novas responsabilidades.

O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 23 de fevereiro, apontou o Brasil como o país com a maior taxa de transtornos de ansiedade no mundo. Quase 10% da população sofre dessa disfunção, que engloba várias outras como: ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e fobias.

A ansiedade é caracterizada pela preocupação excessiva sobre possibilidades futuras: medo de errar, de se frustrar, da rejeição, da crítica e do que é imprevisível e incontrolável. O desconforto está diretamente ligado às emoções: medo, alegria e raiva podem deixar uma pessoa ansiosa em questão de segundos, especialmente se ela não souber lidar com os sentimentos.

Para evitar crises de ansiedade, é fundamental ter consciência de suas emoções e da maneira como elas interagem com seus pensamentos e comportamentos. O cérebro ativa a ansiedade quando surge uma situação de ameaça, funcionando como um mecanismo de proteção para situações que precisam de atenção ou cuidado.

Ansiedade nos jovens

A ansiedade é muito comum na transição para vida adulta. É durante esta fase que os indivíduos experimentam novas situações e realidades: a escolha da profissão, o curso na faculdade, o primeiro emprego, entre outras coisas. As novas responsabilidades com a vida profissional, pessoal e social geram insegurança e causam ansiedade. Porém, se o transtorno for persistente e os sintomas atrapalharem a rotina e as atividades do jovem, é preciso identificar as causas e medos para que eles possam ser tratados.

Sintomas da ansiedade

  • Coração acelerado;
  • Insônia;
  • Transpiração excessiva;
  • Tremores;
  • Dores no pescoço e ombros
  • Boca seca.

Causas da ansiedade

  • Traumas intrauterinos e o estado emocional da mãe durante a gestação;
  • Histórico de abuso e violência durante a infância e adolescência;
  • Crescer em uma família que tem histórico de transtornos de ansiedade;
  • Ter passado por uma situação traumática, como a perda de um ente querido.

Dicas para controlar a ansiedade

Movimente-se

O corpo humano é uma máquina que foi feita para estar em movimento. Procurar uma atividade física que lhe agrade, uma vez que a prática de exercícios é fundamental para combater a ansiedade.

Cuide da alimentação

Pessoas que sofrem de ansiedade precisam redobrar os cuidados com a alimentação, já que é comum “descontar” a frustração e a ansiedade em comidas pouco saudáveis, ricas em gorduras, açúcares e carboidratos. O contrário também pode ocorrer, levando à falta de apetite. Ter uma rotina regrada e uma alimentação balanceada é fundamental para não desenvolver transtornos alimentares ligados à ansiedade.

Tenha um hobby

Vestibular, cursinho, escola e muitas decisões para serem tomadas acabam tomando muito tempo, porém é importante abrir um espaço para dedicar-se a uma atividade que lhe traga prazer e faça a mente descansar.

Organize

Ter uma agenda semanal bem definida com prioridades, horários, locais e tudo o que for acontecer de importante nos próximos dias é uma boa opção para as pessoas ansiosas. É fundamental se organizar e focar em uma tarefa de cada vez.

Respire

Dedique alguns minutos do seu dia para respirar. Inspirações e expirações longas e profundas podem diminuir a chance de ter uma crise de ansiedade.

Passo a passo da respiração: desacelere e esvazie os pulmões. Em seguida, inspire suavemente pelo nariz, contando devagar até quatro e deixando a barriga se expandir. Por fim, expire suavemente, contando até seis. Tente respirar entre 8 e 12 vezes por minuto, estabelecendo um ritmo confortável e utilizando o diafragma.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter