Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / prudkov Mesmo sendo uma doença assustadora, o câncer hoje está deixando de ser visto apenas como um problema incurável que leva à morte.

Receber a notícia de que está com câncer geralmente traz um impacto emocional muito grande, afetando todas as esferas da vida do paciente: seus familiares, sua rotina de trabalho, a aparência física e até a vida social. Em paralelo a isso, é preciso administrar todos os medos relacionados com a descoberta de uma doença grave e ao tratamento que precisará ser enfrentado.

É comum que muitos questionamentos apareçam nesse momento: como contar para os parentes e amigos mais próximos sobre a doença? Como será o tratamento? O cabelo vai cair? Quanto tempo eu tenho de vida? Todas essas mudanças e temores causam reações emocionais muito fortes, são elas:

  • Ansiedade;
  • Alterações no sono;
  • Vulnerabilidade;
  • Cansaço;
  • Pensamentos negativos;
  • Esgotamento físico e emocional;
  • Dúvidas existenciais;
  • Medo da morte.

É necessário dar atenção especial a essas questões emocionais — que afetam não apenas a qualidade de vida do paciente, mas também influenciam diretamente na sua reação diante do tratamento.

Como a IE (Inteligência Emocional) pode ajudar no tratamento contra o câncer

O corpo é um reflexo das emoções, pensamentos e crenças de cada um. Quando algo não vai bem, o organismo encontra um meio de sinalizar que há um problema. As enfermidades são manifestações do inconsciente, que utiliza as doenças para indicar a existência de questões internas mal resolvidas.

Do ponto de vista da Inteligência Emocional, o câncer se manifesta em regiões do corpo que guardam mágoas. Emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças e padrões limitantes são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional e podem estar associados a doenças. É muito importante que o paciente em tratamento entenda que, além de possíveis cirurgias e tratamentos com quimioterapia e radioterapia, é fundamental cuidar das emoções para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Pacientes que conseguem acessar suas reações emocionais e aprender a lidar com o estresse, o medo e ansiedade que aparecem ao longo do processo de tratamento geralmente apresentam uma capacidade maior de resiliência, pois sabem olhar para esse momento da vida como uma oportunidade de rever valores e comportamentos.

Por mais que seja uma doença assustadora, o câncer tem deixado de ser visto como um problema incurável que leva à morte. Existe uma série de tratamentos eficazes que apresentam resultados bastante satisfatórios.

Vale lembrar que esta doença se desenvolve devido a diversos fatores, sendo que um deles é o desequilíbrio emocional. Por esse motivo é importante investir no desenvolvimento da Inteligência Emocional para estabilizar todos os sentimentos que são aflorados durante o tratamento e obter uma melhor qualidade de vida.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter