Inscreva-se para receber nossa newsletter

É raro encontrar pessoas que não passaram por problemas pessoais ou profissionais ao longo da vida. Quantas vezes não nos deparamos com situações que parecem sem respostas, sem alternativas ou fadadas ao fracasso? Diante dessas adversidades, é fundamental ser resiliente e encarar os problemas com coragem, não ceder à pressão e superar todos os desafios impostos.

O termo resiliência vem da física, e diz respeito à capacidade de um material absorver impactos e voltar à sua forma original. Uma pessoa resiliente, portanto, é aquela que não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade, muito pelo contrário: ela desafia a situação e aprende com os erros cometidos.

Qual a importância da resiliência?

No mundo corporativo, a resiliência é uma característica muito valorizada por empresas e gestores. Isso porque o colaborador resiliente mostra que é capaz de trabalhar sob pressão e de perseverar diante dos problemas. Pessoas que não têm um nível de resiliência alto acabam ficando pelo caminho, não conseguindo promoções e se frustrando ao longo da vida.

O motivo para isso é bem simples: a pessoa resiliente é mais preparada para ouvir um “não”, e encara essas negativas como incentivo para buscar um “sim”. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta é uma atitude fundamental para o sucesso.

No âmbito pessoal, a resiliência se mostra importante especialmente em traumas severos em relacionamentos — como a perda de um amigo próximo ou quando a família enfrenta uma doença. Nesses casos, a pessoa resiliente terá mais capacidade de assimilar os golpes de vida, levantar e seguir seu caminho. Para ela todo este período servirá como alicerce para um aprendizado que certamente fará diferença suas próximas decisões.

Treinamento de inteligência emocional

Embora a resiliência seja uma característica natural para algumas pessoas, essa é uma habilidade que pode — e deve! — ser desenvolvida por meio de treinamentos de Inteligência Emocional, uma experiência profunda que promove uma reflexão sobre seu próprio comportamento e como você pode alterá-lo para gerar mudanças espontâneas e significativas em sua vida.

Imagem: © Depositphotos.com / levkro

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter