Inscreva-se para receber nossa newsletter

Você sabe o que é e como funciona a influência familiar? O contato e o convívio em família, é o primeiro exemplo de experiência em sociedade que uma pessoa vivencia. Essa experiência tem um peso muito grande na formação da pessoa que você quer ser e da imagem que cria de você mesmo.

O que é influência familiar?

Mais do que apenas lembranças, você carregará também muitos traços de personalidade que, talvez inconscientemente, foram construídos a partir de influências familiares. Essas influências podem ter contribuído para que você forme conceitos importantes, como a ética e moral. Assim como características mais triviais, como, por exemplo, gosto por esportes ou o time de futebol preferido.

É muito comum que as pessoas passem a vida inteira reproduzindo muitos dos comportamentos e experiências que vivenciou no Período Original. Esse período dura desde o momento da sua concepção, ou seja, fecundação do óvulo, até seus sete anos. Esse é nesse período em que você absorve tudo aquilo que lhe é exposto, sejam coisas boas ou ruins. Como, por exemplo, crianças que tiveram uma criação muito severa, e durante toda infância foram constantemente incentivadas a ter a imagem da “criança boazinha”. Quando ela cresce, se torna um adulto infeliz e incapaz de se impor. Esse adulto não saberá como lidar com emoções como a raiva e a tristeza, pois tudo o que aprenderam foi como reprimi-las.

Como lidar com as influências negativas

Caso você se enxergue vivendo uma vida infeliz e repleta de incertezas, a importância da sua busca pela compreensão do seu período original é enorme. Somente dessa forma, você conseguirá compreender que muitos traços da sua personalidade e do seu comportamento foram desenvolvidos com base na influência familiar e nas suas experiências do período original, porque naquele momento você foi ensinado que era o correto, e lhe cabia melhor nas circunstâncias.

O que você precisa buscar entender é que, o contexto que você vive hoje, na sua vida adulta, não precisa estar relacionado com o que viveu no passado. Se você aprendeu a reprimir suas vontades e emoções mais explosivas, quando criança para não ser repreendido por seus pais, você precisa entender que hoje, esses hábitos não lhe cabem mais tão bem.

De maneira nenhuma, o seu passado deve definir o que você é no seu presente. Todas as memórias e todos os traumas podem ser ressignificados através da busca pelo autoconhecimento!

Entenda mais sobre como desenvolver o Autoconhecimento com o Mentor em Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, Aqui!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter