Entenda como funciona a Influência Familiar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você sabe o que é e como funciona a influência familiar? O contato e o convívio em família, é o primeiro exemplo de experiência em sociedade que uma pessoa vivencia. Essa experiência tem um peso muito grande na formação da pessoa que você quer ser e da imagem que cria de você mesmo.

O que é influência familiar?

Mais do que apenas lembranças, você carregará também muitos traços de personalidade que, talvez inconscientemente, foram construídos a partir de influências familiares. Essas influências podem ter contribuído para que você forme conceitos importantes, como a ética e moral. Assim como características mais triviais, como, por exemplo, gosto por esportes ou o time de futebol preferido.

É muito comum que as pessoas passem a vida inteira reproduzindo muitos dos comportamentos e experiências que vivenciou no Período Original. Esse período dura desde o momento da sua concepção, ou seja, fecundação do óvulo, até seus sete anos. Esse é nesse período em que você absorve tudo aquilo que lhe é exposto, sejam coisas boas ou ruins. Como, por exemplo, crianças que tiveram uma criação muito severa, e durante toda infância foram constantemente incentivadas a ter a imagem da “criança boazinha”. Quando ela cresce, se torna um adulto infeliz e incapaz de se impor. Esse adulto não saberá como lidar com emoções como a raiva e a tristeza, pois tudo o que aprenderam foi como reprimi-las.

Como lidar com as influências negativas

Caso você se enxergue vivendo uma vida infeliz e repleta de incertezas, a importância da sua busca pela compreensão do seu período original é enorme. Somente dessa forma, você conseguirá compreender que muitos traços da sua personalidade e do seu comportamento foram desenvolvidos com base na influência familiar e nas suas experiências do período original, porque naquele momento você foi ensinado que era o correto, e lhe cabia melhor nas circunstâncias.

O que você precisa buscar entender é que, o contexto que você vive hoje, na sua vida adulta, não precisa estar relacionado com o que viveu no passado. Se você aprendeu a reprimir suas vontades e emoções mais explosivas, quando criança para não ser repreendido por seus pais, você precisa entender que hoje, esses hábitos não lhe cabem mais tão bem.

De maneira nenhuma, o seu passado deve definir o que você é no seu presente. Todas as memórias e todos os traumas podem ser ressignificados através da busca pelo autoconhecimento!

Entenda mais sobre como desenvolver o Autoconhecimento com o Mentor em Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, Aqui!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter