Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com /prettyvectors O autoconhecimento significa entender qual é a sua essência, nos dando a chance de esclarecer quem somos de verdade

Já ouviu falar que muitas pessoas sabem muito sobre os outros, mas pouco delas mesmas?
Quando alguém pergunta quem você é, a resposta é definida por nome, idade, profissão e alguns hobbies, mas nosso ser se abrange muito mais do que isso. Para adquirir conhecimento de seus verdadeiros valores, e como se moldar para seu crescimento humano, é necessário estar sempre desenvolvendo o autoconhecimento.

O autoconhecimento trata-se de você entender qual é a sua essência, ter conhecimento de seus pensamentos e crenças, nos dando a chance de esclarecer quem somos de verdade. Quanto mais a pessoa se conhece mais ela sabe o que é melhor para ela e tem facilidade em fazer escolhas do modo de como vive na questão profissional e pessoal.

Como desenvolver o autoconhecimento?

Liste seus defeitos e qualidades

Coloque no papel quais são seus defeitos e qualidades, seja sincero com você mesmo. Criar essa lista vai ajudar a entender seu real valor, ela pode te mostrar como você reage a certas situações e a analisar como melhora-las. Entretanto, deve-se sempre reconhecer seus defeitos e orgulhar-se de suas qualidades.

Medite

A meditação é a atenção plena em si, você vai observar o seu interior, entender como suas emoções se manifestam e como você reage. Você pode começar suas meditações aos poucos e não precisa se frustrar caso não conseguir se concentrar, você pode começar praticando 5 minutos do seu dia e depois aumentando os minutos com o passar do tempo.

Faça uma linha do tempo da sua vida

Pegue uma folha e faça uma linha, coloque os fatos que você lembra que foram marcantes, de coisas ruins a coisas boas, pegue as memórias que você teve da sua infância até hoje. Anote os anos que aconteceram e depois analise tudo que foi escrito, e entenda por meio dos fatos como essas coisas afetaram e o influenciaram. Essa linha do tempo é capaz de identificar e entender como tudo se relaciona para o que você é hoje.

Analise as suas atitudes em situações

Pare para reparar o seu comportamento. Analise algumas situações: quando acontece algo que não te agrada, como você lida com um problema, como enfrenta os momentos de fraqueza e quando você fica feliz.
Isso pode te ajudar a se manter mais forte em situações tensas e fazer você aprender a mudar uma reação que não te agrada.

Inteligência Emocional ajudando no autoconhecimento

No Método LOTUS é possível descobrir como desenvolver seu autoconhecimento e maturidade emocional de forma prática e profunda: são três dias dedicados a um mergulho capaz de transformar a maneira como você lida consigo mesmo e com suas emoções.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter