Controle Mental: veja 5 dicas de como estimular sua saúde mental

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SergeyNivens Para manter o controle mental, é muito importante nutri-la com pensamentos saudáveis e sempre exercitá-la.

Para manter um corpo saudável, é preciso manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, certo? A mente funciona da mesma maneira: além de nutri-la com pensamentos saudáveis, é necessário exercitá-la. Dessa forma, é possível estimular o cérebro e manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

Dicas para estimular sua saúde mental

Busque autoconhecimento

A busca por autoconhecimento é fundamental para se tornar mentalmente saudável. Procure conhecer suas crenças fundamentais, desenvolver seus potenciais e ter consciência dos seus anseios, emoções, objetivos e valores.

Conhecer a si mesmo é a primeira prática que precisa ser exercitada. Sem isso, não é possível realizar atividades mentais mais avançadas e o autocontrole fica se torna difícil de alcançar.

Estabeleça objetivos

Estipule metas simples e complexas, e se mantenha sempre motivado a alcança-las. Você pode se propor a adotar uma rotina de exercícios, aprender uma nova língua ou decidir ler um livro por mês. O importante é lembrar que novos desafios trazem confiança e possibilitam o fortalecimento mental.

Persistência

Desistir não deve fazer parte do seu vocabulário! Seja resiliente e supere todos os obstáculos que surgirem.

Canalize sua energia

Pense em quanto tempo você gasta com coisas pouco úteis e superficiais. Não concentre energia em coisas que não levam a nada, enquanto o que realmente merece atenção é deixado em segundo plano. Ter uma mente forte e saudável depende de saber gastar a energia mental de maneira sábia. Dedique-se a tarefas produtivas e otimize seu tempo.

Diga não

Ajudar as pessoas e ser solicito é excelente, desde que não interrompa e comprometa sua rotina e afazeres. Aprender a dizer não é um treino eficiente, que irá ajudá-lo a focar nas prioridades.

Trabalhar as emoções é fundamental para atingir suas metas. Lembre-se: ser mentalmente forte não significa ser apenas racional, mas ter consciência e controle das suas emoções. Se você for uma pessoa ansiosa, faça um esforço consciente para que o medo do futuro não te impeça de aceitar novos desafios, por exemplo. O desconforto pode existir, porém faz parte do fortalecimento mental.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter