5 exercícios para se tornar mentalmente forte

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Muito se fala sobre a importância de exercitar o corpo para manter a forma e conquistar força muscular, certo? Porém, não menos importante é exercitar a mente a fim de atingir o equilíbrio emocional e desenvolver a força psicológica!

A rotina regular de exercícios mentais pode elevar o indivíduo ao patamar de atleta do cérebro, pois determinadas atividades são capazes de otimizar a performance social, psíquica e emocional das pessoas.

Quer conhecer alguns exercícios mentais que devem fazer parte da sua rotina a partir de agora? Então continue lendo o nosso artigo e se prepare para a maratona!

Busque o autoconhecimento

Para se tornar mentalmente forte é essencial que você busque, diariamente, o autoconhecimento. Sendo assim, procure conhecer suas crenças fundamentais, teste seus próprios limites, desenvolva suas potencialidades, analise sua personalidade e tenha total consciência de seus valores, anseios, emoções e objetivos na vida. Conhecer a si mesmo é o exercício básico para iniciantes. Sem essa premissa, as atividades mentais mais avançadas se tornam de difícil execução e o autocontrole passa a ser praticamente inatingível.

Estabeleça objetivos e persista neles

Quer ser mentalmente forte? Então defina objetivos e persista neles! Desistir não deve ser uma palavra recorrente no seu vocabulário! Assim como o maratonista almeja correr até a última volta, almeje chegar longe em sua vida. Para tanto, estipule metas, das mais simples às mais complexas. Você pode começar com o objetivo de ler um livro por mês, aprender uma nova língua, adotar uma rotina de exercícios físicos, fazer uma viagem longa ou dar prosseguimento àquele projeto antigo que você sempre interrompe. Lembre-se de que novos desafios geram confiança e possibilitam o fortalecimento mental, levando ao crescimento pessoal.

Aprenda a dizer não

Aprender a dizer não pode ser mais difícil do que levantar peso e mais incômodo do que fazer abdominais, no entanto, é necessário. Lembre-se de que ser solícito e procurar ajudar as pessoas é, sim, super benéfico, desde que não comprometa sua rotina e atrapalhe a execução de outras tarefas importantes. Nesse sentido, aprender a dizer não é um treino eficiente, que vai ajudá-lo a definir prioridades e focar em suas próprias responsabilidades.

Gaste energia com o que realmente importa

Já parou para pensar em quanto tempo você gasta com coisas inúteis e questões supérfluas? Normalmente concentramos nossa energia em frivolidades, enquanto o que realmente merece nossa atenção é deixado em segundo plano. Por isso, ter uma mente forte depende, também, de saber gastar a energia mental de maneira sábia. Procure se dedicar a tarefas produtivas e necessárias, otimize seu processo de decisão, deixe as coisas inúteis de lado e, acima de tudo, evite queimar neurônios tentando resolver problemas que não cabem a você, fugindo do seu controle.

Trabalhe suas emoções

Para atingir bons resultados, faça um trabalho localizado nas emoções, afinal, ser mentalmente forte não significa ser 100% racional. Saudável mesmo é ter consciência e controle sobre suas emoções, sabendo canalizá-las e responder a elas da melhor forma possível. Se você for uma pessoa ansiosa, tente praticar o controle da ansiedade, de modo que esse traço emocional não o impeça de aceitar desafios, por exemplo. A princípio pode ser desconfortável, mas a tolerância ao desconforto também faz parte do fortalecimento mental. Pense nisso!


Fonte: SlideShare Rodrigo Fonseca

Agora comente aqui e nos conte se você vai incluir esses exercícios na sua rotina de treinos mentais! E não se esqueça de voltar aqui para nos contar sobre os resultados, ok? Compartilhe suas experiências conosco!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter