Inscreva-se para receber nossa newsletter

menino pensativo
O TDAH é caracterizado pela desatenção, inquietude e impulsividade.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma alteração neurobiológica de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

O Déficit de Atenção é resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que possuem este distúrbio tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar — como acontece nas pessoas que não apresentam o problema.

Trata-se de uma condição física que se caracteriza pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, levando a uma má comunicação entre os neurônios e falta de sincronização entre diversas partes do cérebro.

Tipos de TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção pode acontecer com ou sem a hiperatividade. De acordo com a classificação atual do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, existem três tipos principais de TDAH. São eles:

TDAH Tipo Desatento

Caracterizado pela desatenção, resistência à distração, dificuldade em sustentar o esforço em atividades mais exigentes e percepção da passagem do tempo.

Sintomas comuns:

– Falta de atenção a detalhes e repetição de erros cometidos por descuido;

– Dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

– Não escutar quando as pessoas lhe dirigem a palavra;

– Falta de capacidade de seguir instruções e terminar deveres e tarefas;

– Dificuldade para organizar tarefas e atividades;

– Hábito de evitar se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;

– Costume de perder objetos necessários às tarefas ou atividades;

– Ser facilmente distraído por estímulos externos;

– Ser esquecido em relação às atividades cotidianas.

TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo

Caracterizado pela agitação, hiperatividade e impulsividade. A hiperatividade pode ser um problema, pois a busca constante por estimulação e a impulsividade aliadas à dificuldade de pensar antes de agir podem trazer consequências graves.

Sintomas comuns:

– Mania de remexer ou batucar mãos e pés ou de se contorcer na cadeira;

– Não conseguir ficar sentado em sala de aula ou em qualquer outra situação em que é necessário permanecer parado;

– Correr ou subir nas coisas em situações e lugares inapropriados;

– Sensação de inquietude;

– Incapacidade de brincar ou se envolver calmamente em atividades de lazer;

– Incapacidade de ficar parado por muito tempo;

– Hábito de falar demais;

– Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;

– Dificuldade de esperar sua vez;

– Mania de interromper ou se intrometer em conversas e atividades, tentando assumir o controle do que os outros estão fazendo.

TDAH Tipo Misto

Apresenta simultaneamente as características dos tipos de TDAH desatento e hiperativo-impulsivo.

Alguns especialistas consideram que há um número maior de tipos de TDAH, entre eles tipos predominantemente ansiosos, depressivos ou com traços obsessivo-compulsivos, que exigiriam tratamentos diferenciados.

Diagnóstico do TDAH

O diagnóstico do TDAH é totalmente clínico, sendo realizado por meio de testes baseados nos sintomas apresentados pela pessoa. Podemos encontrar diversos testes de TDAH na internet, mas somente um médico especializado é capaz de fazer um diagnóstico assertivo. Psiquiatras, psicólogos, pediatras e neurologistas especializados na doença podem auxiliar no processo de diagnóstico.

Tratamento para Déficit de Atenção

O tratamento precoce do TDAH é fundamental para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade. Por isso, é imprescindível que os sintomas sejam logo identificados e tratados corretamente.

O tratamento do Déficit de Atenção abrange psicoterapia estrutural e organizadora, envolvendo toda dinâmica familiar, medicação (quando necessário) e muita informação e conscientização sobre o problema. Comprovadamente, a terapia cognitiva comportamental é que dá melhores resultados.

Imagem: © Depositphotos.com / racorn

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) ocasionou vários impactos no mundo. Descobra como manter o equilíbrio emocional nesse momento!

Leia Mais ►

Nós, da Sbie, assumimos nosso papel e estamos tomando medidas internas e externas para evitar o aumento do Covid-19. Confira!

Leia Mais ►

Precisamos entender o que é e como identificar um relacionamento abusivo para não aceitarmos mais esse comportamento prejudicial. Entrevista Exclusiva!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter