Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / opolja Para interagir mais com as pessoas e deixar a timidez de lado no trabalho é essencial enfrentar seus medos, valorizar suas qualidades e evitar comparações.

A timidez pode ser uma grande vilã na carreira de um profissional, impedindo que ele interaja com os colegas de trabalho e construa uma rede de contatos interessante. A dificuldade para se relacionar, por sua vez, compromete o indivíduo de diversas maneiras, uma vez que impossibilita que ele exponha sua opinião a respeito de algum assunto importante, diga “não” quando necessário e até mesmo que estabeleça um relacionamento positivo com os companheiros de empresa.

Pessoas com timidez excessiva geralmente fazem de tudo para se proteger e, como consequência, acabam se isolando. Este é um hábito que acaba escondendo suas habilidades e potencialidades, além de fazer com que o indivíduo perca inúmeras oportunidades de crescimento. Em casos mais graves, mesmo que o profissional seja plenamente capacitado para exercer suas funções, ele corre o risco de ser desligado da empresa justamente por conta de sua dificuldade de se relacionar.

Vale lembrar que é absolutamente natural que as pessoas sintam medo ao lidar com uma situação diferente — como falar em público, fazer uma apresentação para um cliente ou em uma entrevista de emprego. Porém, existem pessoas que se sentem receosas mesmo em momentos que não representam nenhuma ameaça, pois sentem medo extremo de serem avaliadas, criticadas e rejeitadas.

Como vencer a timidez no trabalho e interagir mais com as pessoas

Entenda o que te deixa desconfortável

Entender quais são as situações que desencadeiam a timidez é o primeiro passo para superá-la. Por isso, questione o que te deixa mais desconfortável. Conversar com uma pessoa desconhecida? Falar em público? Participar de uma conversa sobre algum assunto que você não domina? Receber um elogio ou uma crítica? Quando você tem consciência dos gatilhos que afloram sua timidez, é possível trabalhar cada fator separadamente.

Direcione sua energia

A mesma energia que você utilizaria para uma ação acaba sendo usada quando você se esforça para fugir dela. Isso ocorre porque a energia acaba se tornando culpa e traz sensações de impotência e incapacidade, fazendo com que você se feche ainda mais. Quando você realiza algo que precisa ser feito, por outro lado, a energia gera movimento, cria possibilidades e traz sensação de capacidade e contentamento.

Enfrente seus medos

Estabeleça uma meta semanal para realizar coisas que geralmente fazem você querer fugir. Saia da sua zona de conforto e convide um colega para almoçar, fale sobre suas ideias para seus superiores e tenha mais proatividade.

Valorize suas qualidades

É importante tirar o foco das suas dificuldades para se sentir mais autoconfiante. Faça uma lista das suas qualidades e conquistas, de modo a sempre ter em mente seus pontos positivos e tudo que você admira em si mesmo.

Evite comparações

Entenda que as pessoas são diferentes e que cada um possui suas particularidades. Ao se comparar com alguém, você automaticamente diminui suas qualidades. Entenda que cada indivíduo possui seus próprios talentos e saiba reconhecer os seus.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A timidez é resultado do medo, uma emoção sustentada pela falta de autoconfiança e de autoconhecimento. Para vencer essa barreira que interfere diretamente nas suas relações profissionais e prejudica seu desenvolvimento profissional, é preciso trabalhar sua Inteligência Emocional para despertar seus potenciais e talentos.

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter