Inscreva-se para receber nossa newsletter

casal discutindo término de namoro
Nem todas as relações acabam por causa de brigas, e é importante saber como agir para manter a amizade com o ex.

Nem todas as relações acabam por causa de brigas, discussões ou mágoas. Pode acontecer de a relação se desgastar por outras razões, enquanto o respeito e a consideração permanecem a ponto de os dois lados desejarem manter um relacionamento de amizade.

Se você quer terminar um namoro de muitos anos sem perde a amizade, é importante tomar alguns cuidados para que este relacionamento não atrapalhe a vida de nenhum dos envolvidos.

Como terminar um namoro sem perder a amizade

Tenha consciência

Antes de qualquer coisa, tenha consciência dos motivos que fazem você não querer cortar o relacionamento com o ex. Se for por carinho e gratidão, vocês realmente podem ser capazes de continuar a amizade de maneira saudável e harmoniosa. Porém, se você estiver apenas com medo da solidão ou de ser esquecida pela pessoa, vale a pena pensar duas vezes.

Tenha cuidado com a autossabotagem e avalie cuidadosamente se você realmente tem algo a ganhar com essa relação. Manter uma amizade com um antigo namorado envolve, acima de tudo, muita maturidade emocional e amor próprio.

Coloque os pingos nos “IS”

Alguns relacionamentos chegam ao fim por conta de brigas, traições, decepções ou simplesmente por ter acabado o sentimento. Independentemente do que tenha acontecido, encontrar culpados não fará mudanças positivas: é fundamental que cada parte assuma sua parcela de responsabilidade pelo fim do relacionamento.

Se você quer manter um relacionamento com ex, é importante que todos os sentimentos negativos fiquem para trás, de modo a evitar que os assuntos do passado venham à tona e gerem ainda mais desgaste entre vocês.

Viva o luto

Por mais que vocês queiram continuar sendo amigos, é importante viver o processo de luto associado ao fim do relacionamento. Afinal, não é fácil terminar um namoro, se adaptar a novos hábitos e abrir mão de todas as coisas que faziam parte da relação.

Lide com o fim do relacionamento: chore, viva sua dor, fique longe pelo tempo que for preciso e esteja seguro de que você é capaz de viver sem o outro. Após esse processo, retome o relacionamento de amizade com o ex.

Cuide das emoções

Rompimentos sempre mexem com as emoções. Nesse momento, é importante ter Inteligência Emocional para administrar as emoções que surgirem, respeitando os sentimentos e reações de cada um.

Se estiver com raiva, respire fundo e deixe o nervosismo passar antes de tomar qualquer atitude. Se sentir tristeza, não finja que é a pessoa mais feliz do mundo, mas também não deixe que essa tristeza consuma você.

Permita-se o novo

Conheça pessoas, frequente lugares diferentes e experimente novas atividades. Desse modo, você deixa de viver apenas no mundo que dividia com o ex e permite-se vivenciar coisas variadas.

Coloque limites em você e no outro

Lembre-se que o término significa que vocês não precisam mais manter votos de fidelidade. Nesse sentido, prepare-se para se relacionar com outras pessoas e para ver seu antigo namorado se relacionando com pessoas diferentes. Cobranças e ciúmes já não fazem parte dessa relação. Vale a pena sempre reavaliar se esta relação com o ex não está comprometendo ou impedindo que você siga em frente.

Imagem: © Depositphotos.com / AntonioGuillemF

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter