Término de namoro: o poder da inteligência emocional na superação

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Não é fácil colocar um ponto final nos capítulos que fazem parte da nossa história de vida. Cada momento traz um aprendizado e possui um propósito na construção de quem somos. Escolas, grupos, amizades, empregos, vizinhos, cidades, namoros… quantos ciclos já começaram e se encerraram na sua vida? O fim de um relacionamento, não importa de qual tipo, é sempre um processo doloroso, mesmo que seja o melhor a ser feito no momento.

Isso acontece por duas razões: primeiro porque temos que mudar os hábitos que estavam ligados ao relacionamento, bem como lidar com a ausência, com a mudança e com novos hábitos e maneiras de viver. Além disso, este é um momento no qual as emoções e sentimentos ficam confusos e, em pouco tempo, passamos da raiva para a saudade, tristeza, ansiedade, medo e sensação de liberdade.

O uso da Inteligência Emocional pode ser um grande aliado nesse momento. Reconhecer, controlar e direcionar cada emoção faz com que você organize suas emoções e se sinta pronto para recomeçar em pouco tempo, muito mais maduro e forte emocionalmente.

Inteligência Emocional no término de namoro

Viva o “luto”

Chore, sinta a dor e sofra tudo o que tiver que sofrer. Para superar o fim de um relacionamento, é importante sentir todas as etapas de um luto: a negação, a raiva, a tristeza, o vazio, a aceitação e a vontade de recomeçar.

Esse processo faz com que você tenha sentimentos sombrios e profundos, que trazem sensação de fraqueza e incapacidade. Porém, o instinto de sobrevivência rapidamente traz de volta sua força e vontade de recomeçar. Entregue-se a este momento: chore, desabafe, esvazie suas dores e tenha a certeza de que você sairá desta fase como uma pessoa diferente.

Combata a baixa autoestima

O fim de um relacionamento pode balançar sua autoestima e autoconfiança, e isso só dificulta o recomeço. Portanto, o primeiro passo para superar o término do namoro é combater a baixa autoestima.

Não existe segredo para ter uma autoestima elevada: é necessário gostar de quem você é. Esta tarefa é mais simples do que parece, e exige apenas que você conheça a si mesmo e reconheça seus potenciais. Todas as pessoas têm forças e fraquezas, bem como talentos e limitações.

Esse é o momento de olhar para a sua luz, para aquilo que você tem de bom. Pense: o que você gosta muito de fazer e faz com facilidade? Para que tipo de atividade as pessoas lhe procuram? Lembre-se: seus talentos estão relacionados às coisas que você gosta de fazer e consegue realizar com facilidade.

Ao aceitar e aprender a gostar de quem você é, você se liberta da necessidade de ser aprovado pelos outros e passa a saber que você merece o melhor para sua vida. Por outro lado, se você rejeita a si mesmo, rejeita também todas as coisas boas que podem chegar até você: pessoas novas, amor, trabalho, dinheiro e felicidade.

Enfrente seus medos

O término do namoro dispara diversos medos relacionados ao temor da rejeição e do abandono — que surgem ainda quando estamos no ventre materno. Esses medos fazem parte de todo ser humano, e algumas situações da vida funcionam como um gatilho e contribuem para que eles venham à tona e distorçam a realidade. O término de um relacionamento pode ser um desses gatilhos.

Medo de ficar sozinho, de não gostar de mais ninguém, de não ser bom o suficiente, de não encontrar alguém… Identifique seus maiores medos e avalie a probabilidade de eles se tornarem realidade. Quantas pessoas você conhece que ficaram sozinhas eternamente depois de terminar um namoro? Poucas ou talvez nenhuma.

Tudo depende da energia que colocamos nesse medo – quanto mais energia, maior e mais assustador ele se torna. Perceba que muitos medos não são reais, e que outros são muito menores do que você imagina.

Direcione sua raiva

É comum que a raiva tome conta de você em alguns momentos, e esta é uma emoção que pode ser construtiva ou destrutiva — dependendo apenas da forma que você a direciona. A melhor forma de usar a raiva para ajudar na sua superação é não se permitir mais passar por essa situação, decidindo que você merece o melhor em sua vida e ser impulsionado pela vontade de mudar, vencer e ser feliz.

Como o Método LOTUS pode lhe ajudar

Se você está procurando algo para transformar sua vida, encontrar força e coragem para recomeçar, se amar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS, um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Imagem: © Depositphotos.com / ryanking999

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter