Como mudar meu jeito de ser com meu marido

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Para preservar a saúde do seu relacionamento é essencial saber exercitar a tolerância.

Todos os relacionamentos apresentam problemas e passam por momentos de conflitos, e no casamento não é diferente. Para construir uma rotina saudável no matrimônio e evitar que a vida cotidiana prejudique a relação, é fundamental identificar os fatores que geram desequilíbrios e desgastes entre o casal.

Principais fatores que abalam a relação

  • Falta de confiança em si mesmo e no outro;
  • Ciúmes excessivo;
  • Insegurança;
  • Baixa autoestima;
  • Falhas na comunicação;
  • Problemas financeiros;
  • Falta de carinho;
  • Dependência emocional;
  • Interesses divergentes;
  • Falta de tempo.

Dicas de Inteligência Emocional para melhorar a relação

Para desenvolver a maturidade emocional no relacionamento e melhorar o convívio com seu parceiro, é preciso ter em mente que alguns desacordos fazem parte de um casamento. Essas divergências podem ser bastante saudáveis, já que são duas pessoas diferentes, com personalidades e histórias de vida distintas.

Para evitar um desgaste desnecessário, é preciso investir na comunicação e resolver os conflitos sem que a cumplicidade seja prejudicada. Confira outras dicas para transformar a relação com seu marido:

Tome cuidado com a competição

Após um certo tempo de convivência, é comum que alguns casais entrem em uma espécie de disputa inconsciente em que acabam competindo entre si. Na maioria das vezes, essa disputa é uma corrida para ver quem está com a razão. É importante identificar esse padrão e entender que se trata de uma atitude equivocada, que gera um desgaste emocional em que todos perdem.

Cuide de você

Para ter uma relação saudável e harmoniosa com o outro, é preciso estar bem consigo mesma. Invista em autoconhecimento, identifique suas características positivas e os pontos que precisam ser melhorados, trabalhe sua autoestima e não se afaste de sua essência. Quando você cria uma relação mais positiva com você, é possível se relacionar melhor não apenas com seu marido, mas com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Exercite a tolerância

Todas as relações humanas exigem jogo de cintura, e isso também vale para o casamento: é preciso conciliar os interesses, a agenda, as responsabilidades e a rotina de uma casa. Nesse contexto, entender que em certos momentos é preciso ceder é muito importante para a saúde do relacionamento.

Fale como você se sente

A raiz de grande parte dos problemas entre casais é a falta de comunicação. Quando alguma situação causar incômodo, é importante falar como você se sente a respeito. Não perca tempo julgando ou culpando o outro e, em vez disso, converse e dê a chance para que o parceiro possa perceber como determinada atitude faz você se sentir. Por mais que o casal se conheça bem, ninguém tem a capacidade de saber o que se passa dentro de cada um e, por esse motivo, uma conversa sincera é fundamental.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Desenvolver sua Inteligência Emocional permite que você lide melhor com suas emoções, e a consequência disso é a melhora significativa dos seus relacionamentos. Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão que permite um mergulho profundo nos seus padrões de comportamentos prejudiciais e crenças limitantes, e torne-se capaz de transformar seu casamento.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter