Inscreva-se para receber nossa newsletter

Em algum momento da vida, todos iremos passar por uma desilusão amorosa. Aprender a superar o fim de um relacionamento será essencial para que você consiga superá-lo de forma definitiva.

Nunca será um processo fácil de viver, mas infelizmente, é necessário. Principalmente nos dias de hoje, em que estamos tão acostumados com amores líquidos e volúveis. Casamentos e relacionamentos em geral que duram por anos, hoje em dia, é raridade. A esmagadora maioria não passam de meses. Claro, lutar por um relacionamento que te faça bem, e que você acredite que tem potencial para dar certo, não está errado, aliás longe disso. Mas é importante te a noção de que, geralmente, um relacionamento é composto por duas pessoas, e para dar certo, ambas precisam estar comprometidas para que funcione. Se não for esse o caso, o melhor a se fazer, é realmente aceitar o fim.

Como pontuamos anteriormente, esse processo de superar o fim de um relacionamento extremamente difícil para algumas pessoas. Principalmente em casos que a dependência emocional estava presente. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você, ou alguém que você conheça, a passar por esse momento da melhor forma possível.

1. Aprecie a solitude

É importante que você se acostume com a ideia de ficar sozinho. Muitas pessoas embarcam em relacionamentos por estarem com medo da solidão, e esse já é um péssimo começo. Assim, o final é pior ainda, e o pavor de não ter mais aquela pessoa por perto é angustiante.

Para superar esse medo de ficar sozinho, você precisa aprender a apreciar sua própria companhia. Afinal, ela é a única que você pode ter certeza que terá para sempre. Então, tome um tempo para conversar com você mesmo. Reflita sobre o que tem vontade de fazer, de conhecer e experimentar. Se concentre em pensar e satisfazer apenas você mesmo nesse momento.

2. Entenda o processo das coisas

Quantas vezes você tentou algo novo e de primeira saiu exatamente como esperado?

A grande maioria das vezes, é necessário muito tempo e muitas tentativas também. Por isso, não se desespere. Você irá encontrar alguém, e conseguirá se relacionar de novo. Afinal, errando é que se aprende. Não é diferente com relacionamentos.

3. Esqueça suas crenças sobre alma gêmea

Somos muito cobrados a permanecer, com a pessoa com quem escolhemos para nos relacionar, e viver uma história que termina em “viveram felizes para sempre”. O problema é que nem sempre somos tão assertivos quanto esperam, e está tudo bem! Não é vergonha para ninguém passar por um término ou divórcio.

As pessoas mudam constantemente. Elas estão sujeitas a mudarem de crenças, costumes, objetivos, sonhos, e qualquer outro conceito que tenham. Talvez o que fosse perfeito para você há um ano, ou um mês atrás, não lhe cabe mais, e é preciso maturidade e muita coragem para aceitar e superar o fim do relacionamento.

4. Ocupe a mente

É importante manter sua rotina como sempre foi. Embora seja importante passar por todo o momento de “luto” para superar o fim do relacionamento, você não pode se permitir viver dia e noite apenas para superar esse sentimento. A vida continua, e você precisa continuar também!

5. Sofra o luto do fim do relacionamento

Realmente, você não pode fugir das suas obrigações e da rotina para ficar sentindo a dor do término em casa, mas você não pode fugir do luto necessário para superar o fim do relacionamento. Querendo ou não, todo relacionamento que construímos, exige que nos doemos para o outro. Quando essa relação chega ao fim, você se sente perdido e angustiado. É normal, e essa dor precisa ser sentida.

Não busque entrar em outro relacionamento imediatamente como uma forma de distração. Não é justo com a outra pessoa que tem grande potencial para se doar e entrar realmente em uma relação, enquanto você só a usa para esquecer de outra.

Enfim, espero que agora você consiga entender sobre como passar por essa situação da melhor forma! Boa sorte e dê tempo ao tempo. As coisas irão melhorar!

Assista também: Como lidar com a rejeição no relacionamento | Rodrigo Fonseca

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Caso você ainda não conheça o significado do termo “mindset”,

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter